Presidente Figueiredo (AM) – A prefeita Patrícia Lopes estabeleceu uma marca histórica na gestão da educação pública de Presidente Figueiredo: 24 escolas reformadas, ampliadas e revitalizadas em um mesmo mandato. O equivalente a cerca de 90% do total de unidades que compõem a rede municipal de ensino, formada por 27 escolas em funcionamento na sede e zona rural do município.
A ida da prefeita à comunidade ribeirinha Maracanarã, nas primeiras horas de segunda-feira (19/02) foi a primeira após concluir o tratamento de um câncer, diagnosticado no início de 2023. Patrícia Lopes esteve acompanhada dos vereadores Virgílio Mendonça, vice-presidente da Câmara Municipal, Ronaldo Macarrão, seu líder no Legislativo, e mais Raimundinho Vidraceiro, Thales Pacheco, César Amaral e Haroldo Bittar, além de secretários municipais e técnicos de diversas pastas.
A comunidade é uma das mais distantes da zona rural de Presidente Figueiredo, que possui mais de dois mil quilômetros de ramais, às margens das rodovias BR 174 e AM 240, e uma extensa área ribeirinha, às margens do Rio Uatumã e na cacaia, área alagada para formação do lago que abastece a Hidrelétrica de Balbina. Foram cerca de 20 horas de viagem, sendo quatro horas de ônibus e 16 horas de barco, na ida e na volta.
A reinauguração da Escola Municipal Claudionor Martins, na última terça-feira (20/02), marcou a abertura do ano letivo em Presidente Figueiredo. Além de encontrar um novo ambiente acadêmico, mais amplo e revitalizado, na volta às aulas, na próxima segunda-feira (26/02), os alunos da comunidade Maracanarã, no rio Uatumã, zona ribeirinha de Presidente Figueiredo, também serão transportados até a escola em embarcações revitalizadas. Os oito barcos do transporte escolar passaram por manutenção para melhor atender aos alunos.
A comunidade também ganhou um parque de diversão público um grande mutirão de serviços públicos nas áreas da saúde, setor primário, assistência social e cultura durante sua permanência comunidade Maracanarã.
Equipes de várias secretarias do municipais foram mobilizadas para prestar atendimento aos moradores com oferta de vacinação para população e também antirrábica para os animais de estimação, atendimento médico e odontológico, agendamento de consultas com especialistas, por meio do Serviço de Regulação Municipal (Sisreg), entrega de próteses dentárias do programa Sorriso Legal, além da distribuição de cestas básicas, sementes, mudas de plantas, assistência técnica rural, entre outros serviços.
Também foram entregues kits esportivos e a criançada do Maracanarã participou de atividades esportivas e recreativas. Com o intuito de manter a socialização, entretenimento e lazer na comunidade, a equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semjel) também estendeu a ação às comunidades Bela Vista e São Benedito. Encerrando o dia de atividades, a comunidade Maracanarã recebeu uma edição especial do Mais Cultura, com show musicais de artistas locais.
“São momentos como este que renovam as nossas energias e a certeza de que estamos fazendo o melhor possível à nossa população. Planejamos, enfrentamos as limitações orçamentárias, provocadas pelo confisco de recursos para pagar dívidas herdadas de gestões anteriores, com trabalho e credibilidade que nos asseguraram recursos por meio de parcerias e convênios, e os resultados estamos retornando à população em obras e serviços públicos de qualidade, em todas as áreas da gestão”, afirma Patrícia Lopes.
As inaugurações fazem parte da agenda de entregas de obras e serviços anunciada pela prefeita Patrícia Lopes, logo no primeiro dia de trabalho de 2024, no dia 2 de janeiro. “Até abril será, pelo menos, uma entrega ou ordem de serviço assinada por semana”, anunciou a prefeita à época.