Manaus (AM) – O Rio Negro está prestes a atingir uma mínima histórica em Manaus, com projeções indicando que o nível pode cair abaixo dos 12 metros, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB). Na última sexta-feira (27), o nível do rio chegou a 13,73 metros, sendo a 4ª menor marca registrada desde o início das medições hidrológicas, em 1902.
A estiagem prolongada já coloca Manaus em um cenário crítico. O nível atual do Rio Negro está apenas 1,03 metro acima da marca histórica de 12,70 metros, alcançada em 2010. Diante da gravidade da situação, a capital declarou estado de emergência por 180 dias e interditou a Praia da Ponta Negra, uma área turística e de lazer, após o rio baixar além do limite de segurança de 16 metros.
A crise hídrica não se limita ao Rio Negro. Outros rios da Bacia Amazônica também registram níveis preocupantes. Na mesma sexta-feira (27), o Rio Solimões, em Itapéua, chegou a apenas 37 centímetros de profundidade.
Em Manacapuru, o nível foi de 3,47 metros, se aproximando da menor marca histórica de 3,11 metros, registrada no ano passado.
As previsões indicam que a estiagem deve se agravar nas próximas semanas, com muitos rios da região batendo recordes de baixa.