Search
Close this search box.

Roberto Cidade diz que vai concorrer novamente presidência da Aleam após decisão de ministro do STS

(Foto: Joel Arthus)

Manaus (AM) – O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), Roberto Cidade (União Brasil), confirmou que irá concorrer novamente ao cargo de presidente da Casa no biênio 2025-2027. A declaração foi feita após a decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a reeleição dele e determinou novas eleições para a formação da Mesa Diretora.

Roberto Cidade ressaltou que sua continuidade no cargo dependerá da vontade da maioria dos deputados. Ele afirmou que, com a decisão do STF, está habilitado a se candidatar novamente à presidência. “Se for da vontade, iremos continuar aqui. Mas essa é uma decisão da Assembleia. Tenho certeza de que, se for da vontade da maioria, posso ser candidato a mais uma presidência desta casa”, afirmou.

A suspensão da reeleição foi motivada por um pedido do Partido Novo, que questionou a legalidade de sua segunda reeleição, argumentando que isso viola o princípio da alternância de poder. Segundo Cidade, a ação tem um caráter político e foi uma tentativa de prejudicá-lo nas eleições municipais, onde ele foi candidato à prefeitura de Manaus. “Essa ação foi fruto da eleição para a prefeitura. O Partido Novo, por meio da candidata a vice do Capitão Alberto Neto, Maria do Carmo, entrou com essa ação política para tentar desfazer uma construção desse pleito e me prejudicar se eu fosse ao segundo turno”, declarou.

O presidente da ALE-AM também destacou que outras 14 Assembleias Legislativas no Brasil realizaram eleições antecipadas para suas Mesas Diretoras, incluindo o recente caso de Sergipe. Ele acrescentou que a decisão do STF ainda permite a possibilidade de recurso ao plenário e que acionará a Procuradoria da Casa para avaliar as medidas cabíveis.

O processo segue em tramitação, e a Assembleia deverá definir a data para a nova eleição da Mesa Diretora.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *