Manaus (AM) – O deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) foi confirmado como candidato à Prefeitura de Manaus nas eleições deste ano durante conversão partidária, realizada na manhã deste sábado (3), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, zona Centro-Sul da capital. Coronel Menezes (PP) será o candidato a vice na chapa. Apoiado pelo governador Wilson Lima, Cidade entra na disputa eleitoral com uma aliança de sete partidos: PSB, Republicanos, Podemos, PRB e PMB, além do União Brasil e do PP.
Esta será a primeira vez que Roberto Maia Cidade Filho disputará um cargo majoritário. Nascido em Manaus, tem 37 anos, três filhos e graduação em Administração e Gestão Pública. Filho de Roberto Maia Cidade e Ângela Arruda Cidade, ele entrou na vida pública aos 29 anos. Em 2016, disputou a primeira eleição para o cargo de vereador em Manaus pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN). Com 6.285 votos, ficou na primeira suplência. Em 2018, assumiu a vaga de vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM), onde participou efetivamente da aprovação da Lei Orçamentária Municipal.
Nas eleições daquele ano, Cidade foi eleito deputado estadual pelo PV, obtendo 33.239 votos, sendo o segundo mais votado no pleito. Em dezembro de 2020, aos 34 anos, foi o mais jovem e o único parlamentar de primeiro mandato a se eleger presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas. No comando da Aleam, conduziu votações de matérias essenciais para estado, especialmente nos momentos mais críticos da pandemia, sendo que algumas delas foram fundamentais para a retomada da economia.
Foi assim com a Lei do Gás, a aprovação dos auxílios emergenciais e do auxílio estadual permanente, a destinação de R$ 160 milhões do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (para que os municípios pudessem executar ações de combate à Covid-19) e a criação das emendas de bancada que ampliaram a área de atuação dos deputados. Em 2022, foi reeleito com 105.510 votos, tornando-se o deputado estadual mais bem votado da história do Amazonas.
Em março de 2024, Roberto Cidade assumiu a presidência do Diretório Municipal do União Brasil em Manaus. E no dia 25 de março teve sua pré-candidatura à Prefeitura da capital oficializada pelo presidente nacional da sigla, Antônio Rueda, e pelo presidente estadual do partido, o governador Wilson Lima.
Coronel Menezes, o candidato a vice
Nascido em Manaus, Alfredo Alexandre de Menezes Junior é coronel da reserva do Exército Brasileiro. Atual presidente do diretório municipal do Progressistas, foi superintendente da Zona Franca de Manaus entre 2019 e 2020. Após três décadas no Exército, migrou em 2010 para a iniciativa privada, onde foi gerente regional da instituição financeira Poupex, no Amazonas.
Aliado e amigo do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, Menezes disputou sua primeira eleição em 2020. Pelo Patriota, concorreu à Prefeitura de Manaus e obteve 110 mil votos. Em 2022, disputou o Senado Federal pelo Partido Liberal, conquistando mais de 737 mil votos em todo o Amazonas, sendo 544 mil em Manaus.