Manaus (AM) – O sargento Salazar, vereador mais votado de Manaus com 22.594 votos, anunciou, na quinta-feira (17), que vai contratar cinco policiais militares que expulsos da corporação após serem filmados atirando em um adolescente de 15 anos, em 2010.
Os PMs envolvidos são André Luiz Castilhos Campos, Rosivaldo de Souza Ferreira, Wesley Souza dos Santos, Marcos Teixeira de Lima e Alexandre de Souza. No julgamento de 2012, André e Rosivaldo foram absolvidos em júri popular, mas todos os cinco foram expulsos da corporação.
“Foi uma situação muito triste para esses policiais. Ninguém nunca se dispôs a ajudá-los. Vou colocá-los os cinco no meu gabinete. Em janeiro, os cinco estarão comigo”, afirmou Salazar durante uma entrevista no podcast que ele apresenta, o Salazar Cast.
O vereador ainda declarou que considera a expulsão dos militares injusta, apesar da absolvição. A contração dos PMs é considera como “honra” para o vereador.
Relembre o caso
O caso chegou a repercutir na mídia nacional após as cenas da tortura serem veiculadas pela TV. O fato ocorreu em 17 de agosto de 2010, quando sete policiais militares foram flagrados atirando contra um adolescente de 15 anos no bairro Amazonino Mendes, na Zona Leste de Manaus. As imagens mostram um dos PMs agredindo, ameaçando e disparando cinco vezes contra o jovem, tudo na presença de outros policiais.
Veja vídeo: