Manaus (AM) – Dezoito servidores de unidades regionais e descentralizadas da Suframa que estão em Manaus desde a semana passada participando de programação de integração e capacitação funcional realizaram, nesta quinta-feira (4), visitas técnicas à fábrica da Samsung Eletrônica da Amazônia e também a dois Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) locais: CITS Amazonas e Fundação Paulo Feitoza.
As visitas deram sequência às capacitações envolvendo palestras e apresentações sobre temas estratégicos para a Suframa – como integridade e gestão de riscos operacionais; impactos da Reforma Tributária na região; e aspectos operacionais da política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Zona Franca de Manaus – ofertadas aos servidores no início desta semana.
Nesta quinta-feira, a programação foi iniciada com visita à fábrica da Samsung, localizada no Distrito Industrial I, zona Leste de Manaus, onde os servidores foram recebidos por gestores das áreas de Comunicação (Employee Engagement Part), Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e Relações Institucionais, entre outros departamentos, e assistiram a uma breve apresentação da empresa, na qual foram destacadas informações como os 128 mil metros quadrados do complexo produtivo, com sete áreas que fabricam mais de 10 tipos de produtos, e onde estão empregados, atualmente, mais de 3.400 colaboradores diretos.
Na sequência da atividade, foram conduzidos ao showroom da fábrica e depois visitaram as áreas de fabricação de televisores e aparelhos móveis (telefones celulares, smartwatches e buds) e o setor de materiais. Ao final, participaram de reunião com representantes do Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Samsung (SRBR) em Manaus, que apresentaram resumidamente os principais projetos e investimentos realizados pelo SRBR Manaus, tanto no desenvolvimento de novas tecnologias quanto em projetos socioeducacionais e ambientais no âmbito da Lei de Informática da ZFM.
ICTs
Na parte da tarde, os servidores visitaram o CITS Amazonas e a Fundação Paulo Feitoza, ocasião na qual aproveitaram para reforçar, na prática, os conhecimentos repassados sobre a política de PD&I da Zona Franca de Manaus.
Na visita ao CITS, empresa cuja matriz fica em Curitiba (PR) e que está operando em Manaus desde 2009, contando atualmente com 35 colaboradores, os servidores das regionais receberam informações relevantes sobre a Indústria 4.0 na Amazônia, inclusive, com apresentação de casos de sucesso em transformação digital e inovação. Foi ressaltada também a importância de se investir em inovação como diferencial competitivo no mercado em níveis nacional e internacional – China, Estados Unidos e Coreia do Sul são exemplos de países que avançaram em tecnologia nos últimos anos.
Já na visita à Fundação Paulo Feitoza, os servidores conheceram um pouco mais da entidade que foi criada há 25 anos e já operacionalizou mais de R$ 1 bilhão em projetos de PD&I, sendo 95% com recursos oriundos da Lei de Informática. A Fundação nasceu de um projeto social de informática básica e, atualmente, conta em seu quadro com muitos colaboradores oriundos desses projetos. É considerado um instituto de automação de referência na região e já acumula mais de 23 mil alunos capacitados desde 2000.