Search
Close this search box.

SAÚDE: 100% dos serviços médicos são retomados no Amazonas

A retomada se deu após representantes da categoria aceitarem o crononograma de pagamento apresentado pelo Governo do Estado
Foto: Divulgação

Manaus (AM) — Após sete dias de redução das atividades médicas no Estado, 100% dos médicos da rede estadual de Saúde retornaram às atividades, nesta quinta-feira (7/12). O retorno aconteceu após os profissionais aceitarem a proposta do Governo do Amazonas, que prevê o pagamento de repasses pendentes (agosto a outubro deste ano), que serão quitados nos dias 14 e 21 de dezembro deste ano e 21 de janeiro de 2024.

O acordo foi firmado durante reunião entre o governador Wilson Lima e representantes de 15 empresas médicas que atuam na rede estadual de Saúde, além dos deputados estaduais Mayara Pinheiro, George Lins e Dr. Gomes, que compõem a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), e o líder do governo na Casa Legislativa, o deputado estadual Felipe Souza.

Na última terça-feira, o governo já havia quitado parte da pendência referente ao mês de agosto deste ano. Porém, na ocasião, os repasses de três empresas haviam ficado de fora desse primeiro pagamento. No entanto, durante o acordo firmado nesta quinta-feira, ficou acertado que, no dia 14 de dezembro, o débito será liquidado.

Em relação aos demais pagamentos, referentes aos setembro e outubro, ambs serão liquidados em 21 de dezembro deste ano e 21 de janeiro de 2024, respectivamente. Já no que diz respeito às pendências do meses de novembro e dezembro deste ano, o governador destacou ser necessário avaliar a previsão de receita do Estado para 2024 e ficcaram agendadas reuniões para janeiro e fevereiro do próximo anos para tratar do assunto

Durante a reunião, o governador também se comprometeu, ainda, em quitar pendências com as empresas médicas dos anos de 2021, 2022 e a partir de março de 2024, com parcelamentos valores em cinco vezes.

“O Amazonas teve dificuldades nesse período de estiagem severa, o que comprometeu a arrecadação e algumas previsões que haviam sido feitas. Então, nos reunimos com as cooperativas e estabelecemos um cronograma de pagamento para que esses profissionais possas receber esses proventos”, disse o governador.

Agradecimento

Os representantes da categoria afirmaram ter sido bom chegar a um acordo com o governo para ambas as partes e agradeceram o governador pela iniciativa. “Agradecemos o governador, que nos recebeu e ouviu as nossas demandas. Na reunião, ouvimos a proposta e o que o Governo do estado poderia fazer por nós nesse primeiro momento e, assim, assumimos o compromisso de retornarmos às atividade”, disse o clínico geral Vivtor Hugo Barros

Participaram da reunião, também, os secretários estaduais Anoar Samad (Saúde), Flávio Antony (Casa Civil), Sérgio Litaiff (de Governo) e técnicos da Secretaria de Fazenda (Sefaz), designados pelo secretário Alex Del Giglio, que atuou na construção das condições orçamentárias para o estabelecimento do cronograma de pagamentos.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *