Search
Close this search box.

Saúde Mental: Profissionais da saúde reforçam importância de atividade física, lazer e cultura

Governo do Amazonas oferece opções gratuitas para a população 
Foto: Reprodução

Manaus (AM) – Estamos no Janeiro Branco. O movimento destaca, durante todo o mês, a importância dos cuidados com a saúde mental. Por isso, Governo do Amazonas tem incentivado as atividades esportivas, culturais e de lazer.

Neste período, a prevenção de doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais mais comuns como depressão, ansiedade e síndrome do pânico, ganham maior visibilidade com a campanha do ‘Janeiro Branco’, que destaca a necessidade de cuidados contínuos e ações preventivas, como práticas de autocuidado e busca por apoio profissional quando necessário.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), diversos fatores trazem problemas nesse sentido, entre eles: rápidas mudanças sociais, condições de trabalho estressantes, discriminação de gênero, exclusão social, estilo de vida não saudável, violência e violação dos direitos humanos. 

A gerente de saúde mental da Secretaria de Estado de Saúde (SES),  terapeuta ocupacional Maria Antonieta Dias, destaca que é importante fazer atividades que tragam satisfação. Momentos de lazer, prática de hobbies, esportes ou atividade física propiciam bem-estar psíquico e são estratégias para lidar com o estresse. 

“Procurar dentro da sua comunidade quais são as opções de lazer. Trabalhei durante um tempo no CAPS e os usuários nunca tinham ido ao Teatro Amazonas, aos parques ou tomado um banho de rio. A primeira pergunta que temos que fazer é “o que eu gosto de fazer além do trabalho?”, algo que que dá para fazer, que dá vitalidade e pulsão de vida” reforça a terapeuta.  

O Governo do Amazonas possibilita a realização de diversas atividades através de serviços, projetos e programas gratuitos. 

Mais Vida 

Criado pelo Governo do Amazonas para fortalecer o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), nos sete Centros Estaduais de Convivência da Família e do Idoso (Ceci), o projeto Mais Vida oferece serviços nas áreas  psicossocial, fisioterapia, além de atividades esportivas e culturais.

Os centros estaduais são: 

CECF Maria de Miranda Leão – Endereço: R. Loris Cordovil, 1 – Alvorada 

CECF Teonizia Lobo – Endereço: Rua da Penetração III Quadra 60 s/n Amazonino Mendes 

CECF André Araújo – Endereço: Rua 5 Conj. Costa e Silva – Raiz 

CECF Padre Pedro – Endereço: R. Tupinambá, 119 – Cidade Nova Ceci – Aparecida – Endereço: R. Wilkens de Matos, S/N – Nossa Sra. Aparecida 

CECF Magdalena Arce Daou – Endereço: Av. Brasil, s/n – Santo Antônio 

CECF 31 de Março – Endereço: R. 21, 453 – Japiim 

Para participar das atividades é necessário procurar o setor psicossocial nos centros de convivência, portando RG e CPF.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *