Itacoatiara (AM) – Na manhã desta quinta-feira (24/08), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), certificou reeducandos concludentes do ‘Curso de Pintura Predial’ da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), localizada na Rodovia AM-010, Km 6.5, Ramal do Camaçari.
Ministrado pelo professor Ivan Castro Silva, o curso foi realizado no período de 12 de junho a 11 de agosto de 2023. Ao todo, 14 custodiados concluíram a formação, que contou com carga horária total de 120 horas.
Estiveram presentes na cerimônia, gestores e servidores da Seap, a juíza de direito da Comarca de Itacoatiara, Drª Juline Rossendy Rosa Neres, representada por Fernanda Prado e Maza Takeno; o sub comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar do município, Major Martins; o Representante do Cetam-Itacoatiara, Edilson Ramos dos Santos; o pároco da Prelazia da cidade, padre Acácio; além dos colaboradores das empresas terceirizadas e familiares dos formandos.
Para o titular da Seap, coronel Paulo César, o trato com os custodiados do Sistema Prisional do estado é uma das ferramentas mais importantes no processo de ressocialização das Pessoas Privadas de Liberdade (PPL´s).
“No passado, as pessoas que se encontravam no sistema eram “descartadas” pela sociedade, como se fossem proibidas de ter uma nova chance, mas com a vinda de uma gestão mais humana, e que reconhece a importância da ressocialização para a sociedade no geral, essa visão está sendo mudada”, afirmou.
Para o reeducando Lucas Josué (nome fictício), “As oportunidades dadas pela Seap são importantes, porque permite acreditar que dá pra seguir uma vida longe da criminalidade pós-cárcere”, pontuou.