Durante revista, agentes da Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap) descobriram dois túneis e “teresas” (cordas feitas de lençóis) em uma cela e frustraram a fuga de detentos do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM II) no quilômetro 8 da rodovia BR-174, que liga Manaus a Boa Vista (RR), na noite de terça-feira (14).
Nesta semana, a Seap suspendeu as visitas de familiares de internos, parlatório virtual e escoltas externas para realizar a vistoria, para proporcionar segurança aos funcionários, presos e familiares dos detentos.
De acordo com a Seap, no CDPM II, os agentes encontraram material que seria usado em fuga, incluindo um estilingue. “Em uma das celas foi encontrado o início de dois túneis, que seriam utilizados para a tentativa de fuga, além de cordas feitas de lençóis, uma baladeira feita com uniformes usados pelos internos”, informou a secretaria, em nota divulgada nas redes sociais.
Ainda de acordo com a Seap, os internos da cela onde foram constatados os ilícitos irão responder a um procedimento administrativo disciplinar que posteriormente será encaminhado à Vara de Execução Penal.
A Seap informou que a operação foi feita em conjunto com a SSP-AM (Secretaria de Segurança Pública), com as polícias Militar e Civil, TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas), Grupo de Monitoramento e Fiscalização Prisional, DPE-AM (Defensoria Pública do Amazonas) e MP-AM (Ministério Público do Amazonas).