Manaus (AM) – A três meses das eleições 2024, a seca já afeta, significativamente, o processo eleitoral no Amazonas. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), 102 locais de votação, 194 seções e 43.436 eleitores em 19 municípios estão sendo impactados.
São Gabriel da Cachoeira é o município mais afetado, com 13.407 eleitores impactados em 30 locais de votação, totalizando 55 seções. Maués vem em seguida com 7.142 eleitores, seguido por Humaitá (3.686) e Parintins (3.366).
Em São Gabriel da Cachoeira, diversas comunidades estão enfrentando dificuldades devido à seca, incluindo a Comunidade Indígena Ariabú, Comunidade Indígena Balaio, Comunidade Livramento, Comunidade do Tapurucuara Mirim, entre outras.
Ações de prevenção para as eleições
O coordenador de cadastro e eleições do TRE-AM, Marcelo Lira, explicou que o órgão está monitorando a situação e implementando diversas ações para mitigar os impactos da seca. “Todas essas são ações mitigadoras que estão em nosso radar e precisam de ratificação da situação extrema ainda. Por isso, necessita acompanhamento. Estamos realizando nova rodada de questionamentos aos cartórios para atualizar os números constantes”, explicou Lira.
Entre as medidas adotadas pelo TRE-AM estão o adiantamento do envio das urnas; manutenção de planos de contingência pelos cartórios eleitorais; transferência de alguns locais de votação para áreas mais acessíveis via fluvial; e uso de helicópteros para transporte de materiais e pessoal.