Manaus (AM) — Neste período de estiagem, 170 comunidades indígenas do Amazonas receberam 100 toneladas de alimentos. A ajuda é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam) e da Defesa Civil do Amazonas, para reduzir o impacto da seca entre os povos indígenas.
“Com a distribuição de cestas básicas, garantimos a essas famílias o acesso aos alimentos essenciais para sobreviver”, destaca o diretor-presidente da Fepiam, Sinésio Trovão.
No geral, além de comunidades indígenas de Manaus, também foram contemplados indígenas dos municípios de Autazes, Tabatinga, Amaturá, Anamã, Beruri, Alvarães, Uarini, Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Manaquiri, Coari, Fonte Boa, Borba, Manacapuru e Atalaia do Norte.
Ainda no que diz respeito à ajuda humanitária, o secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Máximo, destacaa parceria entre os órgãos envolvidos na ação. às comunidades.
“Estamos comprometidos em assegurar o bem-estar das comunidades indígenas do Amazonas e a entrega de mais de 100 toneladas de alimentos é uma evidência desse compromisso. Esta ação conjunta é um reflexo do nosso comprometimento em garantir que nenhum membro das comunidades indígenas seja deixado para trás durante momentos difíceis”, ressaltou.