Manaus (AM) – No Amazonas, 120 mil eleitores em 37 municípios devem passar por dificuldades no dia das eleições municipais deste ano. Isso porque um monitoramento do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) aponta que 263 locais de votação serão afetados pela estiagem recorde que atinge a região.
Com rios secos e sem alternativas de transporte por terra, esses eleitores podem não conseguir se deslocar para votar. São 504 seções eleitorais nessa situação, de acordo com dados atualizados em 12 de setembro.
“Na eleição ninguém sabe como nós vamos chegar para votar. Esse é o maior problema, nós não sabemos. As autoridades competentes têm de tomar uma posição sobre nossas condições, porque está feio”, é o que diz o barqueiro Francisco Osório, 63 anos. Ele é morador da Ilha Marrecão, em Manacapuru, município próximo a Manaus, no Amazonas.
A situação é ainda mais crítica em 12 municípios, classificados pelo TRE em condições impeditivas. Neles, o local de votação possivelmente ficará isolado e deve exigir o uso de helicópteros. Quase 16 mil eleitores votam nessas áreas.
O município com mais pessoas em áreas impeditivas é Parintins, com mais de 5 mil eleitores nessas condições. Os locais de votação atingidos ficam próximos ao rio Amazonas. Parintins também é a cidade com maior número de locais de votação que podem ficar impedidos, com sete.
O levantamento do TRE também traz locais com condição severa e moderada. Na condição severa, que abrange locais com dificuldade muito grande para se chegar e que podem depender de transporte animal, são 108 locais de votação, 192 seções e 44 mil eleitores atingidos. Já na moderada, estão áreas que apresentam dificuldade, mas que podem ser acessadas com pequenas embarcações, como lanchas. Nessa categoria estão 120 locais de votação, 245 seções e mais de 60 mil eleitores atingidos.
Fonte: Agência Pública