Search
Close this search box.

Seca força suspensão de viagens de barco em diversos municípios no Amazonas

(Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – A seca severa que afeta os rios do Amazonas está prestes a isolar pelo menos 37 cidades do interior do estado. Com o nível das águas caindo drasticamente, 90% das embarcações que realizam o transporte de passageiros e cargas estão enfrentando dificuldades, resultando em alterações de rotas e uma significativa redução na capacidade de transporte.

Atualmente, as embarcações estão operando com apenas 45% da capacidade de passageiros e 25% da capacidade de carga. Se o nível dos rios continuar a baixar, a continuidade das viagens pode se tornar inviável.

De acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado (Arsepam), os proprietários de embarcações estão priorizando o transporte de itens essenciais, como alimentos e medicamentos, deixando de lado cargas de grande porte, como veículos e equipamentos pesados, devido ao risco de encalhe em áreas de pouca profundidade.

João Rufino Júnior, diretor-presidente da Arsepam, afirmou que a autarquia monitora a situação das linhas de transporte diariamente e mantém contato constante com as associações de armadores. Segundo a Arsepam, o Amazonas possui 136 embarcações operando em 116 linhas, das quais 90% estão sob algum tipo de restrição devido à baixa profundidade dos rios, impactando diretamente a logística e a capacidade de transporte na região.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *