Manaus (AM) — No último fim de semana, o nível de água do rio Negro subiu e nesta segunda-feira (27/11) chegou a 14,09 metros. No último sábado (25/11), o avanço foi de 13 centímetros, enquanto no domingo (26/11) foi de 17 centímetros. Já nesta segunda-feira, o nível de subida foi de 14 centímetros, segundo o Porto de Manaus, responsável pela medição.
O rio Negro esteve entre os rios mais afetados com a estiagem que afeta o Estado e a capital amazonense enfrentou a pior seca em mais de 121 anos, na qual o nível de água do rio chegou a 13 metros e 59 centímetros. A Prefeitura de Manaus decretou situação de emergência, por conta da vazante, que colocou várias comunidades em isolamento.
Estiagem no Estado
Segundo boletim divulgado pelo Governo do Amazonas, embora o nível do rio Negro e demais rios amazonenses tenham subido, todos os 62 municípios amazonenses continuam em situação de emergência, por conta da estiagem. Aproximadamente 599 mil pessoas, o que corresponde a 150 mil famílias, sofrem com os impactos da estiagem severa pela qual o Estado passa.