Search
Close this search box.

Seca: Praia da Ponta Negra, em Manaus, é interditada para banho por 90 dias 

Nível da água do rio Negro atingiu 15,88m nesta segunda-feira (2/10), abaixo do limite de segurança, de 16m. Interdição foi anunciada pelo prefeito David Almeida 

Manaus (AM) – A partir desta segunda-feira (2/10), a praia da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, está interditada por 90 dias, devido à vazante do rio Negro. A interdição da área foi anunciada nesta manhã pelo prefeito David Almeida. 

Conforme medição do Porto de Manaus, nesta segunda-feira, o nível de profundidade do rio Negro atingiu a marca de 15,29 metros, bem abaixo limite de segurança, de 16m. 

“Esse prazo de 90 dias de interdição pode se prolongar ou ser diminuído esse em função da severa estiagem que estamos passando. Um momento histórico de mudanças climáticas que nos traz uma reflexão sobre o que está acontecendo com o mundo. Estamos vendo a mortandade, que antes eram pequenos peixes, agora vários botos sendo encontrados mortos e desbarrancamento em Beruri. Isso nos traz uma reflexão”, afirmou o prefeito. 

De acordo com o prefeito de Manaus, a  interdição da praia para banho é uma medida de segurança.

Para minimizar os prejuízos da estiagem às comunidades rurais de Manaus, David Almeida anunciou o envio de tambores de água, cestas básicas e garrafões com água potável para atender 1,5 mil famílias, um total de 6.558 pessoas, do rio Negro atingidas pela seca. Balsas e lanchas serão utilizadas para levar a ajuda humanitária às comunidades rurais.    

Segundo a Prefeitura de Manaus, a primeira balsa com mantimentos saiu da praia da Ponta Negra nesta segunda-feira com destino às comunidades de Nova Canaã, Aruaú, São Francisco, Lago do Apuaú e Isabel do Paraná. Nos primeiros dias da ação, serão atendidas de 19 de 55 comunidades rurais dos Rios Negro e Amazonas.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *