Manaus (AM) — Na próxima segunda-feira (25/9), a partir das 8h, iniciam os atendimentos na Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), pasta recém criada pela Prefeitura Municipal. Por meio da secretaria, será colocado em prática o programa “Manaus Minha Casa”, lançado pela administração municipal.
De acordo com o titular da Semhaf, Jesus Alves, a iniciativa dará maior fôlego às ações implementadas pela prefeitura na área de habitação, como o “Manaus Minha Casa”, que deve beneficiar 17 mil famílias na capital amazonense.
“Ainda neste ano, vamos assinar o contrato de três mil unidades habitacionais pelo ‘Minha Casa, Minha Vida’ e mais 1.200 moradias, que atenderão as áreas de risco, onde tivemos desalojamento da população. Então, podemos contar com 4.200 unidades, em parceria com o Governo Federal e mais 252 unidades, que serão construídas com recursos da Prefeitura de Manaus”, destacou o secretário.
Para ter acesso ao programa, o cidadão deve se cadastrar, de forma gratuita e on-line, no endereço eletrônico do Sistema Municipal de Habitação, simhab.manaus.am.gov.br. Alves ressalta que os beneficiados não serão escolhidos por ordem de chegada, mas, sim, por prioridades, definidas pelo Conselho Municipal de Habitação.
“A população, de modo geral, pode pleitear, mas existe um regramento e, no momento oportuno, vamos discorrer de maneira clara e exaustiva sobre essas normas”, explicou o secretário.
Informações sobre o projeto habitacional poderão ser obtidas na sede da secretaria, localizada na avenida Constantino Nery, nº 200, bairro Chapada, zona Centro-Sul, mas somente para instrução sobre o sistema on-line, nos horários de 8h às 12h e de 13h às 15h. “O objetivo do atendimento presencial é somente instruir a acessar o sistema. Todo nosso cadastro é feito, exclusivamente, pelo Simhab”, complementou Alves.
Beneficiados
A parceria entre os Executivos municipal e federal vai atender 17 mil famílias, a partir do trabalho desenvolvido na Semhaf. Estão previstas, por ano, 1,2 mil moradias para famílias em área de risco e três mil moradias do “Minha Casa, Minha Vida”.
Já no programa municipal “Manaus Minha Casa”, a prefeitura vai beneficiar, no primeiro momento, 252 famílias com unidades habitacionais, que sofreram com desabamentos no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste.