Search
Close this search box.

Sefaz orienta sobre pendências de desembaraço de mercadorias nacionais

Palestra, que acontece no auditório da Sefaz, terá entrada gratuita e será aberta ao público

Manaus (AM) – Para auxiliar contribuintes e profissionais que atuam na área fiscal de empresas em relação às demandas de desembaraço de mercadorias nacionais, a Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz) promove a palestra “Pendências de desembaraço: tipos, consequências e soluções”. O evento acontece no próximo dia 31 de janeiro, das 14h às 18h, no auditório do órgão. 

A apresentação será realizada pela auditora fiscal da Sefaz e chefe do Departamento do Controle de Entrada de Mercadorias (Decem), Andrea Corado, e pelo analista de sistemas do Departamento de Tecnologia da Informação (Detin) do órgão, Nelson Grana. O evento será aberto pelo Secretário de Receita da Sefaz, Dario Paim.

De acordo com a chefe do Decem, Andrea Corado, grande parte das demandas relacionadas às pendências de desembaraço não têm natureza complexa e podem ser solucionadas de forma eletrônica pelo Domicílio Tributário do Contribuinte – Dte, sem a necessidade de atendimento presencial. Por isso, ela espera que a palestra, uma espécie de minicurso sobre o tema, possa ajudar os contribuintes a conhecer as opções disponíveis no site da Sefaz.

“Sabendo qual é sua pendência e a forma correta de solucionar, o contribuinte regular tem sua Nota Fiscal desembaraçada, recebe sua mercadoria com celeridade, obtém prazo de 45 dias para pagamento do ICMS devido nas entradas interestaduais, ajustando seu fluxo de caixa e evitando o pagamento à vista de imposto”, diz Andrea.

“Hoje, o Decem é um dos setores que mais atende o contribuinte, e muitas vezes as pendências são de simples solução”, complementa a chefe do Decem.

A palestra, que acontece no auditório da Sefaz, na avenida André Araújo, 150, Aleixo, terá entrada gratuita e será aberta ao público, que deve realizar a inscrição prévia pelo link https://forms.office.com/r/d46mqfrDtY .

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *