Manaus (AM) – A Semana do Meio Ambiente do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) já é um marco no calendário ambiental do instituto e da cidade de Manaus. Em 2025, o evento gratuito acontecerá de 03 a 06 de junho no Bosque da Ciência, parque verde urbano em que é desenvolvido o programa de educação ambiental e difusão científica do Inpa.
O evento é gratuito e aberto ao público de todas as idades. Para garantir a participação é simples, visitantes individuais ou em grupos de até 10 pessoas podem agendar sua visita através do site de agendamento, já para visitas de escolas e grupos maiores de 10 pessoas a solicitação tem que ser enviada para o e-mail bosque@inpa.gov.br.
O diretor do Inpa, professor Henrique Pereira destaca que essa é uma data mundial e marca a primeira conferência das nações unidas sobre o meio ambiente e é por tanto o marco do surgimento do direito ambiental internacional e momento na história em que as questões ambientais começam a ser tratadas como um setor das políticas de estado.
“Hoje reconhecemos que o direito ambiental é uma extensão dos direitos fundamentais da pessoa humana. E para celebrar essa conquista civilizatória e alertar as presentes gerações de que se trata de um direito mas também um dever do poder público e de todos que iremos celebrar nossos compromissos por um ambiente saudável e de qualidade”, conclui Pereira.
Para preparar a rica programação com cerca de 50 atividades nos quatro dias de evento, o Bosque contou com a parceria de mais de 15 grupos de pesquisa e laboratórios do Inpa, além de parceiros externos. Como a FioCruz Amazônia, que trará as Estações do Saber e do Sentir, com experiências lúdicas, educativas e sensoriais nos eixos de Saúde, Sustentabilidade e Cultura Amazônica, o objetivo é promover a conscientização ambiental de forma participativa e divertida.
O Laboratório de Insetos Aquáticos (Lacia) do Inpa oferece a oficina expositiva e interativa “Insetos Aquáticos: Pequenos Guardiões do Meio Ambiente” com maquete de igarapé e insetos de pelúcia, pescaria dos insetos aquáticos, twister dos habitats entre outras atividades. Ainda sobre biodiversidade, o Centro de Estudos de Quelônios da Amazônia (Cequa) traz a exposição de Quelônios Amazônicos, para apresentar a diversidade de quelônios encontrados na Amazônia e frisar sua importância ecológica, destacando o trabalho de conservação das espécies
Até o momento 40 instituições de ensino e aproximadamente 2 mil estudantes com seus professores já garantiram a participação na Semana do Inpa. Desde escolas de educação infantil como a Creche Municipal Maria Ferreira Bernardes, a Escola Municipal Profª Maria Auxiliadora Santos Azevedo com alunos do ensino fundamental, até turmas de nível superior como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
“A organização desse evento anual, realizado sempre no Bosque da Ciência, com atividades gratuitas para o público e uma programação diversificada de atividades educativas com foco na Amazônia, é super especial e importante”, salienta o coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato.
“A água não está para peixe”
Nesta atividade do Laboratório de Ecotoxicologia Aquática na Amazônia do Inpa os visitantes poderão conhecer as principais fontes de poluição aquática na Amazônia, de que forma os poluentes adentram no meio aquático e como podem afetar a fauna desse ambiente. Haverá um destaque para os peixes, onde será possível observar alguns exemplares em um aquário, conhecer a anatomia deste grupo de organismos e entender como a sua saúde pode ser afetada pela poluição.
Os visitantes poderão observar em um microscópio alterações em órgãos vitais induzidas por um agrotóxico amplamente utilizado na Amazônia. O público será conduzido a uma reflexão a respeito de seus hábitos de consumo e de práticas que podem contribuir para redução da poluição dos ecossistemas aquáticos. A exposição conta com diversos materiais lúdicos e de fácil compreensão, principalmente para as crianças que, ao final da exposição, poderão colorir um desenho e receber uma lembrancinha personalizada pela equipe do laboratório.