Manaus (AM) – Com investimentos em infraestrutura e melhorias na qualidade de vida da população pela expansão e modernização da malha viária e de espaços públicos, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), alcançou a marca de 54.506 obras executadas na capital amazonense durante três anos e 11 meses da atual gestão municipal.
“Com orgulho, anunciamos que a gestão do prefeito David alcançou a marca de mais de 50 mil obras de infraestrutura realizadas na cidade. Esse feito demonstra o nosso compromisso com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população na construção da Manaus do futuro”, enfatizou o secretário de Obras, Renato Junior.
Entre as grandes intervenções viárias e de mobilidade urbana consolidadas pela Seminf estão: a construção de viadutos em pontos de trânsito intenso, como o complexo viário Márcio Souza, que interliga a avenida Ephigênio Salles à avenida Governador José Lindoso, construído em apenas sete meses de obra; o complexo viário Prefeito José Fernandes, na avenida das Torres, que eliminou o antigo semáforo e amenizou a retenção na intersecção com a rua Barão do Rio Branco; o alargamento na avenida Ephigênio Salles, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul, importante corredor viário; assim como o complexo viário Rei Pelé, na zona Leste da capital, que segue em ritmo avançado e vai solucionar o caos no trânsito que, por anos, impactou os motoristas que utilizam a rotatória do Produtor.
A Seminf atuou ainda, na execução de 32 grandes obras de contenção de áreas de risco ou encostas, sendo 12 áreas mapeadas na zona Norte; dez áreas mapeadas na zona Leste; três áreas mapeadas, na zona Centro-Oeste; três áreas mapeadas na zona Oeste; duas áreas mapeadas na zona Sul; duas áreas mapeadas na zona Centro-Sul.
Para prevenir a capital dos alagamentos, também foram intensificados os serviços de implantação e recuperação das redes de drenagem. A gestão do prefeito David Almeida recuperou em três anos e 11 meses, 42.291 metros de tubulação, como a rede de drenagem que foi recém-implantada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, zona Centro-Sul, onde a antiga galeria subterrânea de ferro, que estava provocando o afundamento parcial da via, em 92 horas ininterruptas recebeu uma nova e moderna rede de drenagem em aduelas de concreto armado e teve o tráfego liberado.
Como parte dos investimentos em infraestrutura, mais de 3,5 mil vias, entre becos, vielas, avenidas, comunidades e até ramais, foram recapeadas por meio do programa “Asfalta Manaus”. Dessas, cerca de 30 áreas, antes em solo natural, receberam asfalto pela primeira vez.
Com o objetivo de incentivar a prática esportiva e promover qualidade de vida, 20 espaços esportivos foram revitalizados. São novos campos de futebol, quadras poliesportivas, praça molhada e piscinas que promovem a socialização nas comunidades.
A atual gestão municipal avançou também no número de serviços executados na implantação e modernização da iluminação pública em LED, chegando à marca de 164.800 pontos de iluminação instalados, mais de 30 comunidades rurais atendidas, além do programa “Uma Luz para o Esporte”, que beneficiou 512 campos de futebol com projetores.
Uma cidade mais iluminada, mais segura e com menos custos em manutenção e no consumo de cada ponto da iluminação pública é o resultado positivo da substituição das lâmpadas convencionais pela tecnologia em LED.
“Só quem vivenciou o medo de ter que circular às escuras, sabe a importância de chegar tarde do trabalho e ter a rua iluminada para chegar em sua casa. Hoje, Manaus tem 100% de iluminação pública em LED, com tecnologias eficientes e manutenção regular. Assim é possível criar espaços públicos seguros, convidativos e sustentáveis como determina o prefeito David Almeida”, concluiu Renato Junior.