Manacapuru (AM) – Neste sábado (30), o Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror), realizou nesta manhã a entrega de 25 kits “Atualiza pescador”, no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). A entrega ocorreu na quadra da Ciranda Tradicional, localizada no município. Foram entregues kits de proteção contendo blusa, garrafa térmica, lanterna, chapéu e protetor solar.
De acordo com o secretário de Pesca e Aquicultura da Sepror, Alessandro Cohen, os kits visam a proteção do pescador e anunciou, que o Governo prevê a liberação de mais 2 mil equipamentos de proteção individual para o pescador do estado. “Há um problema muito grande porque o pescador está desenvolvendo câncer de pele e a partir dessa situação a gente começou a se mobilizar para fazer os kits pescador”, destacou Cohen.
Na ação, pescadores e pescadoras artesanais estiveram presentes juntamente com a equipe da Associação de Pescadores e Pescadoras artesanais de Manacapuru, o Prefeito Betanael da Silva D’ ngelo, a vice-prefeita Valcileia Maciel e o presidente da Federação dos Sindicatos dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Estado do Amazonas (Fesinpeam), Raimundo Braga.
Durante o encontro foi enfatizado a importância da obtenção da carteira de piscicultor para garantir benefícios do governo, além da relevância do pagamento do Guia da Previdência Social (GPS).
Segundo Raimundo Braga a carteira é uma garantia de receber o INSS. “Pagando o GPS o pescador tem como provar para o INSS que ele está produzindo e também consegue receber a aposentadoria, salário maternidade, auxílio-doença etc”, comentou o presidente da Fesinpeam.
O prefeito do município Betanael da Silva D’ ngelo durante o evento, também enfatizou a importância do pescador para o estado e projetos previstos visando o melhoramento do trabalho do pescador. ” O pescador abastece tanto o município como a capital do estado, a união dos pescadores é o que traz benefícios para o município e para o estado, além disso, vamos beneficiar os pescadores com a construção de um terminal pesqueiro que venha fazer todo serviço de beneficiamento de pesca para valorizar os nossos pescadores”, pontuou.