Manaus (AM) – A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) concluiu, na madrugada deste sábado (22/2), a remoção do canteiro central da avenida Coronel Teixeira com a avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona Oeste de Manaus.
Com essa nova intervenção, o motorista que trafegar pela avenida Coronel Teixeira para pegar a avenida Pedro Teixeira, no sentido bairro-Centro, não sofrerá mais com o afunilamento da via e a retenção do tráfego.
O serviço de remoção de parte do canteiro central foi realizado, durante a noite e a madrugada, para não impactar o trânsito. “Estamos alargando a via para acabar com o afunilamento e proporcionar mais fluidez ao tráfego de veículos nesta área. Esta é uma intervenção rápida, de 48 horas de trabalho, e optamos por remover o canteiro na madrugada, para não comprometer o trânsito, conforme a determinação do prefeito David Almeida”, explicou o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.
Na primeira etapa de trabalho, quando uma parte do canteiro foi removida, a área recebeu serviço de drenagem superficial com a implantação de meio-fio, sarjeta, reconstrução de calçada e rampa de acesso, além da pavimentação asfáltica.
Com o auxílio de uma retroescavadeira, os trabalhos de remoção do canteiro central, da segunda etapa do projeto, foram concluídos ainda na madrugada de sábado, assim como todo o resto de obra foi retirado da via para o avanço da obra. No local, as equipes da Seminf aplicaram uma camada de pedra rachão e, posteriormente, usaram a farofa (mistura de cimento com areia), sendo finalizada com o rolo compactador.
Além dessa obra de infraestrutura viária, a Prefeitura de Manaus segue na execução de um conjunto de 21 intervenções em pontos críticos do trânsito da cidade, para otimizar a circulação e reduzir o tempo de espera nos semáforos. Entre as áreas que já apresentam avanços estão os cruzamentos da avenida Belo Horizonte com a avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, além de trechos das avenidas Constantino Nery, Djalma Batista, Pedro Teixeira, rua da Indústria e Loris Cordovil.