Presidente Figueiredo (AM) – Tramita na Câmara Municipal de Presidente Figueiredo três projetos de lei (PLs) que reajustam os salários dos servidores municipais do regime geral em 10% (PL nº 08 de 12/05/2023), dos profissionais do magistério em 12% (PL nº 09, de 12/05/2023) e, em 10%, dos servidores do Sistema de Previdência (Sisprev), PL nº 10 de 12/05/2023. As propostas foram enviadas em Mensagem da prefeita Patrícia Lopes (União Brasil) e irão beneficiar mais de 1,5 mil trabalhadores. Os aumentos serão aplicados já a partir deste mês de maio.
“Após reuniões com a nossa equipe técnica e os dirigentes dos sindicatos dos Servidores Públicos de Presidente Figueiredo (Sinsep) e dos Trabalhadores em Educação (Sinteam), que representam as categorias de servidores, chegamos a um percentual, que pode ser concedido no momento e isso representa o esforço da gestão, diante da atual conjuntura econômica do país”, explicou a prefeita.
Patrícia Lopes destacou a importância da parceria que se estabeleceu entre o Executivo e o Legislativo municipais na gestão dela, o que tem viabilizado a implantação de projetos de interesse da população.
A prefeita também agradeceu aos dirigentes dos sindicatos de trabalhadores municipais, por se manterem aberto ao diálogo e dispostos a contribuir para o consenso, nas discussões e aprovação de propostas de interesse das categorias.
“Estamos melhorando as estruturas de trabalho e vamos promover um reajuste, que nos permite manter equilibrada a folha salarial e assegurar os direitos dos nossos servidores. Agradeço mais uma vez a parceria da Câmara de Vereadores e o apoio dos sindicatos”, destacou.
Além dos reajustes salariais, Patrícia Lopes também assinou na sexta-feira (12), 46 portarias de progressões, por titularidades, para servidores de diversas categorias profissionais, do quadro de efetivos da prefeitura.
“A nossa administração respeita muito essas categorias. Desde o início da nossa gestão, em 2021, temos efetuado o pagamento dos salários dos servidores, rigorosamente em dia, inclusive antecipando o pagamento, em algumas ocasiões. É desta forma que demonstramos nosso respeito e valorização com nossos servidores”, enfatizou.
Para o presidente do Sinsep, Márcio Bastos, embora não seja o ideal, o reajuste concedido pela prefeita Patrícia Lopes representa um avanço importante para os servidores.
“Não é o ideal, mas, foi o possível de ser concedido na atual conjuntura. E, temos que reconhecer também que, embora tenha sido abaixo do que esperávamos, já foi um avanço se consideramos o que ocorria com a gestão do prefeito anterior, que nos obrigou ir às ruas, fazer manifestação e paralisação para podermos conquistar algo e ser, inclusive, atendidos”, afirmou.
“Devemos reconhecer também que, se não tivéssemos herdado um déficit da gestão anterior, que não se importava com o servidor público e que, se cada prefeito tivesse feito o seu dever de casa, caberia apenas aos futuros prefeitos cumprir a lei e aplicar o que é de direito, porém, herdamos esse déficit que vai demorar um pouco para recuperarmos”, ponderou o presidente do Sinsep.
Márcio Bastos apontou, ainda, como avanço para a categoria, as progressões por titularidade promovidas pela prefeita Patrícia Lopes.