Manaus (AM) – A Suframa realizou, nesta terça-feira (19), uma visita à fábrica da Amazon Indústria de Alumínio, localizada na rua Bambuzinho, no bairro Distrito Industrial II, zona Leste de Manaus. O principal objetivo da visita foi conhecer de perto as operações e os planos de investimento da empresa.
A comitiva da Autarquia foi recepcionada pelo diretor Victor Ribeiro e pelo vice-presidente do grupo ABG, Ricardo Guerini, que detalharam as metas de crescimento e expansão da empresa no Polo Industrial de Manaus (PIM). A Amazon Alumínio começou suas operações em março de 2024 e, desde então, tem se destacado no segmento de produção de alumínio e suas ligas em formas primárias e secundárias.
Com uma área total de 20 mil metros quadrados, sendo 7 mil metros quadrados de área construída, a fábrica opera atualmente com 66% de ocupação fabril, empregando 105 colaboradores em três turnos e produzindo 12 mil toneladas de ligas de alumínio por ano.
Os planos da empresa preveem, para 2025, ampliar a produção para 28 mil toneladas anuais, aumentar a ocupação fabril para 70% e contratar 165 colaboradores. Para 2026, a previsão é atingir 42 mil toneladas de produção, com 77% de ocupação fabril e um total de 200 empregados.
Além disso, a Amazon planeja investir cerca de R$ 90 milhões nos próximos três anos, contemplando a expansão do imóvel, aquisição de novos ativos e a implantação de uma planta para a produção de lingotes, vergalhões e alumínio atomizado. “Foi muito importante receber a Suframa e apresentar os planos de investimentos que estamos desenvolvendo para a fábrica. Nosso objetivo é contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico e industrial da região”, afirmou Victor Ribeiro.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, liderou a comitiva, composta pelos superintendentes-adjuntos Leopoldo Montenegro (Projetos), Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica) e Carlito Sobrinho (Administração), além do o auditor-chefe da Suframa, Damon Castro, e do gerente de projetos da Superintendência-Adjunta Executiva, Ozenas Maciel.