Search
Close this search box.

Suframa dá pontapé inicial em Programa de Interiorização de Desenvolvimento em Anori

O “start” para iniciativa foi discutido entre o superintendente da autarquia, Bosco Saraiva, e o prefeito de Anori, Régis Nazaré
Foto: Divulgação

Manaus (AM) — Em cumprimento a um plano voltado à interiorização do desenvolvimento por meio dos incentivos fiscais administrados pela Suframa para municípios do Estado do Amazonas, a autarquia visitará neste mês de agosto, o município de Anori, município 195 quilômetros distante da capital. O objetivo é divulgar as oportunidades da Lei de Informática, dos incentivos fiscais da Amazônia Ocidental e das possibilidades de industrialização por meio da utilização de matéria-prima regional.

Dessa forma, a ação prevê também a extensão do processo de verticalização da cadeia produtiva para beneficiamento de matéria-prima do açaí, com possibilidade da instalação de agroindústrias no município e fomento à geração de emprego e renda para a população daquela localidade.

A agenda foi discutida na manhã da última sexta-feira (11), na sede da Suframa, entre o superintendente da Autarquia, Bosco Saraiva, e o prefeito de Anori, Régis Nazaré. “Estou muito feliz por sermos o primeiro município a receber a Suframa, e com a possibilidade de instalação de agroindústrias, principalmente voltadas para a produção do açaí”, comemorou o prefeito.                                                            

Banhado pelo Rio Solimões, Anori tem se destacado nos últimos anos pela produção do açaí e também da laranja. A população local é de quase 22 mil habitantes, segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A economia da região é movida pelos setores de serviços, agricultura, pecuária e industrial.

“Anori é referência na questão do açaí e queremos incentivar isso junto aos produtores e empresários locais. É um produto que tem obtido investimentos pesados no campo da inovação e tecnologia, não apenas por ser um fruto que pode ser consumido como suco, farinha de mandioca ou palmito, mas também por ter várias outras utilidades, utilizados, inclusive, como bioprodutos e bioenergia, e até como próteses para o corpo humano”, destaca o superintendente Bosco Saraiva.

Prioridades

A integração regional e a interiorização do desenvolvimento por meio dos incentivos fiscais da Suframa estão entre as prioridades da gestão.

Em junho passado, o Estado visitado foi o Amapá. Em julho, o superintendente e equipe técnica estiveram na cidade de Boa Vista. Além de visitas a empresas, universidade e instituições de ciência e tecnologia (ICTs), a Suframa realizou o “1º Workshop da Lei de Informática – Edição Amapá”, em parceria com o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec/AP).

A autarquia também promoveu a 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento em Roraima, com o apoio da prefeitura de Boa Vista e a participação da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Banco da Amazônia,

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *