Search
Close this search box.

Suframa e Abraciclo debatem mudanças nos PPBs de Cicloelétricos e Bicicletas

(Foto: Divulgação/Suframa)

Manaus (AM) – O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, reuniu-se nesta terça-feira (10), na sede da Autarquia, com representantes da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) para discutir propostas de alterações nos Processos Produtivos Básicos (PPBs) relacionados a cicloelétricos e bicicletas.

Além de Saraiva, participaram da reunião o superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro; o coordenador-geral de Análise de Projetos Industriais, Maurício Itikawa; e a assessora da Superintendência-Adjunta de Projetos, Camilla Carneiro. Representando a Abraciclo, participaram o presidente Marcos Bento; o vice-presidente, Fernando Rocha; o diretor-executivo, Sérgio Oliveira e o supervisor de RI do segmento de bicicletas, Alan Sicsic.

Os Processos Produtivos Básicos (PPBs) definem as etapas mínimas de fabricação que precisam ser realizadas nacionalmente para que os produtos sejam beneficiados com incentivos fiscais na Zona Franca de Manaus (ZFM). A formulação e alteração dos PPBs são de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Suframa e entidades do setor produtivo.

A Abraciclo informou que protocolou junto à Suframa, ao final de outubro, duas propostas de revisão: uma para o segmento de bicicletas e outra para motocicletas elétricas, buscando modernizar os processos e ajustar as regras para o contexto atual de mercado. Entre as preocupações levantadas está a necessidade de garantir maior flexibilidade e equidade nos PPBs, além de preservar a competitividade e a valorização da produção nacional.

Bosco Saraiva ressaltou o compromisso da autarquia em garantir que os PPBs sigam impulsionando a industrialização local. “É essencial que as atualizações nos PPBs estejam em sintonia com as demandas da indústria, promovendo competitividade e fortalecendo o Polo Industrial de Manaus”, afirmou.

O superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro, destacou que uma nova reunião, de caráter técnico, ocorrerá na quarta-feira (11) para aprofundar os ajustes propostos pela Abraciclo. “Este será um momento para detalharmos tecnicamente as propostas e avançarmos com soluções que atendam às demandas da entidade”, disse.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *