Manaus (AM) – A Suframa recebeu, na manhã desta quarta-feira (18), a visita de representantes da Agência de Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (Agif-IFRR). A comitiva foi recepcionada pelo superintendente-adjunto de Desenvolvimento Tecnológico, Waldenir Vieira, e pelo superintendente-adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar. Também participou do encontro o coordenador regional da Área de Livre Comércio de Boa Vista e Bonfim (RR) Jandirocy Teixeira Bispo.
A reunião teve como objetivo fortalecer o alinhamento entre as instituições e identificar oportunidades para expandir o acesso a recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no Estado de Roraima, especialmente nas atividades desenvolvidas pelo IFRR. Durante o encontro, foram discutidas alternativas para a obtenção de financiamento de projetos através da Lei de Informática da Amazônia.
A diretora da Agência de Inovação do IFRR, Karla Santana Morais, destacou a relevância da visita. “Viemos fazer uma visita técnica ao Estado do Amazonas, começando pela Suframa, para buscar projetos na área de PD&I e a execução dessa área pela Lei de Informática da Amazônia. O objetivo é dialogar sobre as possibilidades de aporte financeiro para projetos, com foco no fomento de cursos e pesquisa aplicada dentro do IFRR, uma vez que somos credenciados ao Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda)”, frisou, em referência ao comitê responsável pela gestão dos investimentos em PD&I na Amazônia Ocidental, no qual a Suframa atua como secretária-executiva”.
Na avaliação do superintendente-adjunto de Desenvolvimento Tecnológico da Suframa, a reunião poderá resultar em iniciativas benéficas para o Estado de Roraima, em especial nas atividades de capacitação acadêmica e avanço em pesquisas científicas aplicadas. “O encontro com o IFRR reforça o compromisso da Suframa de apoiar as ações em prol do desenvolvimento tecnológico na região, alinhando esforços para viabilizar projetos de inovação que beneficiem a sociedade roraimense e a Amazônia como um todo”, explicou Waldenir Vieira.