Manaus (AM) – A Suframa convida as indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM) a participar da Chamada Pública do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), voltada à eficiência energética em sistemas de ar comprimido. A iniciativa é promovida pela Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), com apoio do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e tem como objetivo reduzir o consumo de energia nas indústrias, promovendo mais competitividade e sustentabilidade.
A Chamada Pública está aberta até 13 de junho de 2025 e selecionará até 170 indústrias dos estados do Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul — sendo 15 vagas destinadas ao Amazonas. As empresas selecionadas receberão gratuitamente um diagnóstico energético, acompanhamento técnico da implementação de melhorias e medição dos resultados, por meio de Acordos de Cooperação Técnica (ACT), sem repasse financeiro direto às indústrias.
Para participar, as empresas devem possuir sistemas de ar comprimido em operação e se comprometer a investir, no mínimo, R$ 24 mil nas ações de eficiência indicadas no diagnóstico. A inscrição deve ser feita no site: https://cpeesaci.procel.enbpar.gov.br
Entre as diretrizes para o diagnóstico, estão a otimização do dimensionamento dos equipamentos, reparo de vazamentos, controle de pressão ideal, recuperação de calor, filtragem eficiente, automação e capacitação de equipes.
“Essa é uma oportunidade estratégica para as indústrias do PIM reduzirem custos, aumentarem sua competitividade e alinharem suas operações às metas de sustentabilidade energética e ambiental”, destaca o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.