Manaus (AM) – Nesta quinta-feira (31), a partir das 10h (horário de Manaus), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) realiza, em seu auditório, o lançamento do “Selo Suframa de Combate ao Assédio”. O selo, com o lema “Compromisso & Respeito”, reforça o compromisso da Autarquia no combate a todas as formas de assédio e discriminação e dá continuidade ao Plano de Enfrentamento ao Assédio Sexual na Zona Franca de Manaus, lançado no último dia 4 de outubro. Esse plano consolidou a Suframa como a primeira autarquia federal a implementar integralmente as diretrizes da Lei n.º 14.540/2023.
O Selo Suframa de Combate ao Assédio tem como principal objetivo promover o enfrentamento ao assédio moral e sexual, além de todas as formas de violência, especialmente contra as mulheres, em indústrias e estabelecimentos comerciais da área de atuação da Autarquia. A iniciativa busca ampliar a conscientização e incentivar a criação de ambientes de trabalho mais seguros e respeitosos, com a disseminação de práticas que previnam a violência e promovam o acolhimento das vítimas.
De acordo com o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, o combate ao assédio é um compromisso que deve ser assumido coletivamente, com responsabilidade e seriedade. “Queremos fomentar, reconhecer e estimular medidas concretas de prevenção, acolhimento e responsabilização em casos de assédio, discriminação e violência, entendendo que o assédio ainda é uma questão profundamente ligada a gênero. Nossa prioridade é garantir que todas as vozes sejam ouvidas e que nenhuma situação de violência ou desrespeito, especialmente contra mulheres, passe despercebida. Com o lançamento do selo, estamos ampliando nossa campanha contra o assédio para além da Suframa, incentivando que empresas comerciais e do Polo Industrial de Manaus criem seus próprios programas de prevenção e capacitação para seus funcionários”, afirmou Saraiva, que estará presente na solenidade de lançamento nesta quinta-feira.
Está confirmada no evento a presença da procuradora-chefe da Procuradoria Federal do Amazonas (PF/AM – AGU), Regina Melo Cavalcanti. Espera-se que parlamentares e representantes de órgãos públicos e entidades de classe, entre outros, também prestigiem a iniciativa.
Ambientes seguros
A procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto à Suframa, Diana Azin, que coordena o Grupo de Trabalho instituído pela Portaria Suframa nº 1549/2024 responsável pelo desenvolvimento do Programa de Prevenção ao Assédio Moral, Sexual e outras formas de discriminação, destacou a importância do selo como um marco na promoção de ambientes de trabalho seguros e respeitosos nas empresas do Polo Industrial de Manaus e demais organizações da área de atuação da autarquia.
Azin enfatizou também a importância de consolidar parcerias entre a Suframa, empresas comerciais, industriais e demais usuários dos serviços da autarquia, de modo a enfrentar essa questão de maneira abrangente e efetiva em toda a área de abrangência da Zona Franca de Manaus. “O lançamento do ‘Selo Suframa de Combate ao Assédio’ representa um avanço significativo e um compromisso coletivo na luta contra o assédio e a violência, especialmente no contexto das questões de gênero, onde sabemos que o impacto é mais severo. Faz-se muito importante fortalecer continuamente essa frente, promovendo ambientes de trabalho mais seguros e respeitosos para todos”, afirmou Azin. “Neste mês de outubro, intensificamos nossas ações com palestras e capacitações voltadas tanto aos servidores da Suframa quanto ao público externo, com especial atenção ao combate à violência contra a mulher. E seguiremos atuando para colaborar na expansão e fortalecimento dessas ações em toda a área de atuação da Autarquia, consolidando uma rede de proteção e respeito,” complementou.