Manaus (AM) – O projeto Suframa nas Escolas encerrou suas atividades em 2024 com visita a 14 instituições de ensino, alcançando um público total de 1.160 alunos. A iniciativa, promovida pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) tem como objetivo apresentar a estudantes finalistas de nível médio o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), juntamente com o Polo Industrial de Manaus (PIM), e sua relevância para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e tecnológico da região.
As ações, realizadas entre os meses de maio e novembro, incluíram palestras ministradas por diversos técnicos da Suframa, com exibição de vídeos institucionais e debates interativos com os estudantes. As palestras também destacaram as oportunidades profissionais relacionadas à ZFM e promoveram a reflexão sobre a sustentabilidade e a inovação na região.
Em 2024, foram contempladas escolas públicas, a exemplo do CETI Dariana Zuleika Correa, e também privadas, como o Centro de Ensino Positiviano. Algumas instituições destacaram-se pelo alto número de participantes, como o Senai Antônio Simões, com 300 alunos divididos entre os turnos matutino e vespertino, e a Escola Estadual Antenor Sarmento Pessoa, com 110 alunos.
Retomado em 2022, após mais de uma década de interrupção, o projeto voltou a integrar o plano estratégico da Suframa para disseminar conhecimento com a população mais jovem e que está prestes a ingressar no mercado de trabalho.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, avaliou o ano do projeto de forma positiva. “O ano de 2024 foi marcante para o Suframa nas Escolas, pelo impacto que tivemos em apresentar a Zona Franca de Manaus a mais de mil jovens estudantes de Manaus. Para 2025, queremos repetir o sucesso, chegando a cada vez mais escolas nos diferentes bairros da cidade”, disse.
Suframa nas Universidades
Outro projeto organizado pela Autarquia com o objetivo de difundir o modelo Zona Franca de Manaus, mas direcionado ao público universitário é o Suframa nas Universidades, criado em 2023.
Em seu segundo ano, o projeto promoveu quatro palestras em instituições de ensino superior, envolvendo 119 estudantes de cursos técnicos e de especialização. As atividades foram realizadas na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Fucapi, Centro Universitário Martha Falcão e Uninorte, com a participação de técnicos da Suframa como palestrantes. “Queremos expandir mais ainda o alcance desse projeto em 2025, reforçando nosso compromisso de disseminar informações sobre a Zona Franca de Manaus”, finalizou o superintendente.