‘Suframa nas Escolas’ realiza atividades na Semana do Pedagogo em instituições de ensino da capital amazonense

(Foto: Divulgação/Suframa)

Manaus (AM) – Na semana em que é celebrado o “Dia do Pedagogo” — comemorado em 20 de maio — o projeto “Suframa nas Escolas” promoveu duas atividades em instituições de ensino da capital amazonense, localizadas nos bairros da Compensa e da Redenção. As ações reforçaram a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) para o desenvolvimento regional e buscaram despertar nos estudantes o interesse por oportunidades nos diversos setores impulsionados pelo modelo de desenvolvimento.

Na terça-feira (20), a Escola Estadual Maria da Luz Calderaro, situada no bairro Redenção, zona Centro-Oeste de Manaus, recebeu a coordenadora de Desenvolvimento e Assistência ao Servidor da Suframa, Cristiane Almeida. Durante a palestra, a servidora apresentou aos alunos um panorama sobre a origem, a estrutura e os benefícios da ZFM para a economia local e para a geração de empregos.

O conteúdo despertou a atenção dos estudantes, como relatou o aluno do segundo ano do ensino médio, Daniel de Souza Monteiro, 17 anos. “Eu achei muito interessante. Teve coisas que eu não sabia. Eu aprendi sobre o movimento aqui na área da Zona Franca de Manaus e acho que isso vai influenciar no desenvolvimento e nas oportunidades de emprego que eu vou ter no futuro”, frisou.

A pedagoga da escola, Luciana Mourinho de Oliveira, também destacou a importância da ação. “A iniciativa é louvável, visto que nossos alunos aprenderam hoje sobre o que foi a Zona Franca, o que ela representa atualmente, dados atualizados e a possibilidade real de ingressarem nas fábricas do Distrito Industrial. Parabéns, Suframa”, salientou.

Crescimento sustentável

Já nesta quarta-feira (21), foi a vez da Escola Estadual João Bosco Pantoja Evangelista, no bairro da Compensa, zona Oeste de Manaus, receber o projeto. A palestra foi conduzida pela coordenadora de Monitoramento e Acompanhamento de Projetos de Desenvolvimento da Suframa, Caroline Vital, que abordou os impactos econômicos da Zona Franca e sua contribuição para o crescimento sustentável da região.

O gestor da escola, Giovanni Barbosa de Souza, ressaltou a relevância da ação. “É fundamental que os alunos compreendam, na prática, como funciona o nosso Distrito Industrial, o que é a Zona Franca de Manaus e quais os benefícios concretos ela traz para a nossa região”, explicou. Entre os estudantes, Marcos Vinícius Barros dos Santos, 17 anos, do terceiro ano do ensino médio, comentou sobre a repercussão da palestra entre os colegas. “Eu achei a palestra muito boa. Meu colega Paulo, por exemplo, se mostrou bastante interessado. Acho que, no futuro, ele pode seguir esse caminho que foi apresentado aqui”, comentou.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *