Manaus (AM) – A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) participou ativamente do Inova Amazônia Summit, um dos mais importantes eventos de tecnologia, bioeconomia e inovação da região, realizado entre os dias 21 e 23 de maio, na sede do Sebrae Amapá, em Macapá. A Autarquia foi representada pelo superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, que participou de painéis e palestras, visitou a área de exposição e conversou com empreendedores e startups, reforçando o papel estratégico da Suframa no fomento a ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na Amazônia.
A presença da Suframa no evento também contou com o acompanhamento de técnicos da Autarquia lotados no Amapá, que participaram das atividades e dialogaram com representantes de diversos segmentos produtivos e tecnológicos.
Durante sua participação, Waldenir Vieira destacou a importância da integração entre os ecossistemas de inovação da região, especialmente na preparação para a COP30, e apresentou as iniciativas da Suframa voltadas ao fortalecimento da bioeconomia e das cadeias produtivas sustentáveis na Amazônia.
“O Inova Amazônia Summit representa uma oportunidade ímpar para fortalecer a integração entre os ecossistemas de inovação da Amazônia e destacar o papel estratégico da bioeconomia para o desenvolvimento sustentável da região. Percebemos que o Amapá evolui muito nesse sentido, e a Suframa está comprometida em apoiar iniciativas que impulsionem a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação, aproximando startups, empreendedores e instituições de ciência e tecnologia, para que juntos possamos construir soluções sustentáveis e competitivas, alinhadas aos desafios e às oportunidades que a Amazônia oferece ao Brasil e ao mundo”, copmentou.
Além das palestras e painéis, o Inova Amazônia Summit contou com uma ampla exposição que reuniu 120 startups organizadas por setores temáticos, como biocosméticos, bioalimentos, serviços ambientais e bioindústria, além de espaços dedicados à moda autoral, artesanato e experiências interativas.
Com uma programação intensa, o evento promoveu também rodadas de negócios, networking e visitas técnicas a rotas ligadas à ciência, tecnologia, inovação, turismo e bioeconomia, consolidando-se como uma verdadeira vitrine para o potencial econômico e sustentável da Amazônia.
O Inova Amazônia Summit é realizado pelo Sebrae Nacional e pelo Governo do Amapá, com apoio dos parceiros: Conselho Nacional das Fundações de Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Grupo CEA Equatorial, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Grupo Rede Amazônica e Fundação Rede Amazônica, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi e Senai Amapá), Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Sebrae Play, Mariza Alimentos, Lan Telecom, Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec), Comunidade Tucuju Valley e Instituto Amazônia 21.
Painel
No último dia do evento, a servidora da Suframa, Maria Tereza, atuou como moderadora do painel “Parque Tecnológico do Amapá – Foz do Rio Amazonas”, que discutiu os desafios e as oportunidades para o fortalecimento da infraestrutura de inovação no estado.
O Inova Amazônia Summit reuniu cerca de 5 mil participantes e serviu como preparação estratégica para a COP30, com foco em posicionar as empresas amazônicas no cenário global por meio da inovação e da sustentabilidade.