Search
Close this search box.

Suframa promove 1º Encontro de Inovação da Amazônia Ocidental e Amapá

(Foto: Divulgação/Suframa)

Manaus (AM) – Nos dias 26 e 27 de novembro de 2024, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) realizará o 1º Encontro com o Ecossistema de Inovação da Amazônia Ocidental e Amapá. O evento que ocorrerá no auditório da Autarquia a partir das 8h30, tem como objetivo aproximar os principais atores de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) da área de abrangência da Suframa (Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia e Roraima) e estimular investimentos estratégicos para fortalecer o ecossistema regional.

A iniciativa surge no contexto da Lei nº 8.387/1991, conhecida como Lei de Informática, que vincula a obrigatoriedade de investimentos em PD&I na Amazônia Ocidental e Amapá para a concessão de incentivos fiscais à produção de bens de tecnologia da informação e comunicação na Zona Franca de Manaus. “O evento é uma oportunidade para fomentar a integração entre as empresas com a obrigatoriedade de investimento e o ecossistema da região, buscando desconcentrar os investimentos de PD&I de Manaus para toda a área de atuação da Suframa”, afirmou o superintendente-adjunto Executivo da Autarquia, Luiz Frederico Aguiar.

No primeiro dia do encontro, estão previstas palestras da subsecretária de Ciência e Tecnologia para a Amazônia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Tanara Lauschner e da Secretaria de Economia Verde, além de uma oficina sobre o Plano de Utilização de Recursos (PUR). No segundo dia, a programação incluirá um workshop sobre credenciamento no Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) e duas mesas-redondas, a primeira com os representantes dos programas prioritários e a segunda com empresas beneficiárias. Pela tarde, nos dois dias, estão previstas visitas técnicas a Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs).

Para o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, a iniciativa reforça os esforços para consolidar um ambiente de inovação na região. “A nossa missão é criar condições para que o ecossistema de inovação da Amazônia Ocidental e do Amapá seja um exemplo de desenvolvimento integrado, contribuindo diretamente para a economia e para a melhoria do ambiente de negócios”, declarou.

Público-alvo

O 1º Encontro com o Ecossistema de Inovação da Amazônia Ocidental e Amapá visa atrair a participação de empresas beneficiárias dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, empresas contratadas para realizar atividades de PD&I, startups, instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs), instituições de ensino, incubadoras, aceleradoras, coordenadores de programas prioritários, gestores de fundos de investimento em participação (FIPs) e organizações sociais qualificadas, além de estudantes das áreas afins relacionadas ao ecossistema de PD&I. Todos os participantes devem ter sede ou atividade principal na Amazônia Ocidental ou no Amapá. Interessados podem confirmar presença por meio do link https://doity.com.br/1encontro-ecossistemadeinovacao-amoc-ap/inscricao para posterior emissão de certificado de participação do evento.

PIRD

O encontro faz parte das ações em consonância com o Plano de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento (PIRD), criado pela Suframa em 2023. O plano foi concebido para ampliar a integração e o desenvolvimento econômico e social na Amazônia Ocidental e no Amapá, alinhando-se aos objetivos estratégicos da Autarquia de estimular novos investimentos, promover uma economia verde e digital e melhorar o ambiente de negócios.

A implantação do PIRD contou com a parceria da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Banco da Amazônia (Basa), além de outras instituições estaduais e projetos estruturantes de desenvolvimento. Desde então, foram realizadas sete Jornadas de Integração Regional e três Jornadas de Interiorização do Desenvolvimento, impactando diretamente mais de 1.800 pessoas.

Para Luiz Frederico Aguiar, a conexão entre diferentes setores é essencial. “O fortalecimento do ecossistema depende de uma interação eficaz entre empresas, institutos de pesquisa e demais atores. Incialmente fomos em cada Estado, por meio das jornadas de integração, e agora este encontro em Manaus é mais um passo concreto para consolidar essa integração”, concluiu.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *