Manaus (AM) – A Suframa recebeu, nesta segunda-feira (28), representantes da Embaixada do Japão no Brasil para uma reunião de aproximação e cooperação. O encontro foi conduzido pelo superintendente-adjunto Executivo da Autarquia, Luiz Frederico Aguiar, e pelo coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa, com a participação da ministra-chefe do Escritório de Representação na Região Norte (Erenor) do Itamaraty, Maria Deize Camilo Jorge e da analista técnico-administrativa, Camilla Abitbol.
Participaram da visita o chefe do Setor Econômico da Embaixada do Japão, ministro Yasumatsu Masaki, e o primeiro-secretário Hideki Kamitatara, acompanhados do cônsul-geral adjunto do Japão em Manaus, Akira Suzuki. Eles assistiram a uma apresentação feita por Arthur Lisboa sobre o modelo de incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM), destacando a manutenção da competitividade da ZFM após a Reforma Tributária, além das potencialidades econômicas da região.
O diplomata Hideki Kamitatara destacou a relevância da Zona Franca e a importância da reunião. “Embora estejamos do outro lado do mundo, a Zona Franca de Manaus é muito famosa no Japão. O conceito de zona franca aqui é um pouco diferente do que estamos acostumados, mas compreendemos muito bem, de forma clara, através da apresentação. Com este encontro, poderemos transmitir essa mensagem aos nossos colegas e às empresas japonesas, mostrando o quão frutífera foi esta reunião”, afirmou.
Luiz Frederico Aguiar ressaltou que o Japão já é um parceiro importante para a Zona Franca de Manaus, abrigando grandes empresas como a Moto Honda da Amazônia, que é uma das maiores empregadoras do Polo Industrial de Manaus (PIM), e reforçou o interesse em expandir essa relação. “A presença de companhias japonesas no Polo Industrial de Manaus é histórica e estratégica. Nosso objetivo é aprofundar ainda mais essa parceria, mostrando que a Zona Franca continua sendo um ambiente seguro, competitivo e promissor para novos investimentos”, declarou.