Suframa visita planta da Compal no Polo Industrial de Manaus

(Foto: Suframa/Divulgação)

Manaus (AM) – Nesta quinta-feira (17), uma comitiva da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) visitou as instalações da empresa Compalead Eletrônica do Brasil Industria e Comercio Ltda (Compal), localizada no Distrito Industrial, zona sul de Manaus. A atividade faz parte das ações da Autarquia para acompanhar as indústrias instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM).

A equipe da Suframa foi liderada pelo superintendente Bosco Saraiva e contou com a presença dos superintendentes-adjuntos Luiz Frederico Aguiar (Executivo), Leopoldo Montenegro (Projetos), Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica), Carlito Sobrinho (Administração), além do gerente de projetos da Superintendência-Adjunta Executiva, Ozenas Maciel.

Os representantes da Suframa foram recebidos pelo diretor de operações da Compal, Moisés Vale, além do supervisor financeiro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), Almir Biase, o gerente de engenharia, Maurício Strassi, o gerente de produção, Paulo Rodrigues, e a consultora de PD&I da Sustentec, Letícia Silva.

A unidade de Manaus da multinacional taiwanesa é voltada à produção de placas-mãe e placas-filhas para notebooks. Atualmente, a empresa opera com três linhas SMT (Surface Mount Technology), em dois turnos, e emprega 366 colaboradores.

Durante a visita, Moisés Vale apresentou as operações da fábrica instalada em Manaus desde fevereiro de 2021. “Hoje nós operamos as três linhas em dois turnos, e se o mercado crescer, nós temos oportunidade de levar essa operação para quatro linhas e chegar entre 600 e 700 funcionários. Ou seja, dobraremos a operação atual”, afirmou.

Segundo Vale, a Compal está trabalhando na busca por novos mercados para ampliar a produção. “Nós estamos buscando no momento crescer no mercado interno, conquistar mais share, trazer clientes novos e buscar oportunidade de exportação”, disse. A empresa já possui as certificações ISO 9001, ISO 14001 e o selo IREC (International Renewable Energy Certificate). Em 2025, planeja implementar as ISOs 45001 e 50001, voltadas para saúde e segurança ocupacional e gestão de energia, respectivamente – certificações que, segundo a empresa, devem contribuir para a competitividade nos mercados internacionais.

Vale também apresentou iniciativas de responsabilidade socioambiental viabilizadas pela Lei de Informática, com destaque para o treinamento sobre técnicas de programação para jovens no interior do Amazonas. “Parte do nosso foco está em iniciativa de ESG, ou seja, iniciativas que vão beneficiar de alguma maneira a sociedade. Nós tivemos, por exemplo, 1.400 alunos sendo treinados em São Gabriel da Cachoeira e Tefé. Isso é uma iniciativa que de outra maneira talvez não tivesse acesso, se não fosse o incentivo da lei de informática”, afirmou.

Ao final da visita, o superintendente Bosco Saraiva comentou sobre a atuação da empresa no PIM. “A Compal tem uma operação estruturada, com capacidade de expansão e projetos alinhados com as exigências da Zona Franca de Manaus. É uma planta que segue atenta às possibilidades de crescimento e à qualificação técnica exigida pelo setor”, declarou.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *