Caracas (VE) – O Supremo Tribunal da Venezuela compareceu às instalações do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), no domingo (18), em Caracas, para iniciar o processo de validação dos registros das contagens físicas de votos, enquanto a disputa eleitoral se arrasta.
Magistrados do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), acompanhados por especialistas e observadores internacionais, compareceram ao CNE para começar a validar a amostra de contagens físicas transcritas com aquelas no banco de dados do Centro Nacional de Totalização do CNE, disse o tribunal em um comunicado à imprensa.
As autoridades foram levadas à área de gestão do Centro de Totalização, onde, com o apoio de técnicos do CNE, começaram a validar a coincidência das folhas de contagem físicas com as digitais e a verificar se os resultados estavam corretos, mostraram imagens da TV governamental venezuelana.
O processo ocorreu um dia após a oposição política da Venezuela e seus apoiadores se reunirem em cidades por todo o país para exigir o reconhecimento do que eles dizem ser a vitória retumbante de seu candidato em uma eleição presidencial há quase três semanas.
A autoridade eleitoral do país disse que o presidente Nicolás Maduro conquistou seu terceiro mandato na disputa de 28 de julho, com pouco menos de 52% dos votos.
O tribunal superior — considerado pela oposição um braço do partido no poder — disse que ainda está verificando os resultados, mas que a oposição não apresentou evidências de suas contagens.
Fonte: CNN