Manaus (AM) – Em cumprimento a mandado de prisão preventiva, policiais do 20º Distrito Integrado de Polícia (DIP) prenderam, na quinta-feira (20/7), Anderson da Silva Guedes, 41. Ele é acusado de roubar aparelhos celulares de pedestres em zonas distintas de Manaus, desbloqueá-los e fazer transferência de valores via Pix para sua conta bancária.
Os crimes ocorreram em setembro de 2022, um deles na avenida do Turismo, bairro Tarumã, Zona Oeste; outro foi realizado no Centro da capital. Anderson agia com um outro comparsa, que segue sendo investigado.
Segundo o titular do 20° DIP, delegado Fabiano Pignata, as investigações iniciaram após a equipe policial tomar conhecimento sobre as práticas criminosas, ainda em setembro de 2022.
“Foi verificado que os suspeitos utilizavam de violência e grave ameaça. Cerca de um ou dois dias após os roubos, eles desbloqueavam os celulares e passavam a ter acesso a aplicativos bancários das vítimas e a realizar transferências de valores, seja via pix ou pelo DOC e TED”, explicou Pignata.
Conforme o delegado, a dupla agia em uma motocicleta cometendo roubos pela cidade. Após Anderson ser identificado, foi representado à Justiça pelo mandado de prisão preventiva em nome dele, e a ordem judicial foi decretada pelo Poder Judiciário.
Nesta quinta-feira, a equipe do 20° DIP conseguiu prender o suspeito na avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona Centro-Sul da cidade.
“Em depoimento, ele negou ser autor do delito, bem como de ter uma conta bancária que recebia os valores que totalizaram R$ 15 mil. No entanto, uma decisão judicial foi decretada para bloquear o montante. As investigações seguem em andamento para buscar o ressarcimento para as vítimas”, relatou o titular.
As investigações seguem para identificar o outro envolvido nos crimes.
Anderson responderá por roubo e será encaminhado à audiência de custódia, onde ficará à disposição do Poder Judiciário.