Manaus (AM) – Suspeitos de atuar no comércio ilegal de mercúrio usado em garimpo, seis homens foram presos por policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus, na sexta-feira (4/4).
Com os acusados foram apreendidos produtos químicos utilizados no processamento de ouro ilegal.
A equipe da PMAM recebeu uma denúncia, via linha direta, sobre um possível sequestro em andamento na rua Michel Fokine. Segundo as informações, os envolvidos estariam em três veículos: uma caminhonete MMC L200 Triton (placa PHR-1229), um Chevrolet Montana (placa TAE9A17) e um Honda HR-V (placa PHI0J92).
Ao chegar ao endereço indicado, os policiais militares encontraram os veículos estacionados em frente a uma loja. Funcionários do estabelecimento informaram que os proprietários dos carros estavam dentro do local. A equipe da PMAM entrou na loja, localizou seis suspeitos e realizou abordagem e revista pessoal, além de vistoria nos veículos.
Durante a inspeção, foram encontrados dois cilindros de azougue (mercúrio), produto químico altamente tóxico e proibido, utilizado no garimpo ilegal de ouro. Apesar de não se tratar de um sequestro, a ocorrência revelou o comércio ilegal de substâncias controladas.
Além dos cilindros de mercúrio, foram apreendidos seis aparelhos celulares e os três veículos utilizados pelos suspeitos. Todo o material e os envolvidos foram encaminhados à Superintendência da Polícia Federal no Amazonas (SR/PF/AM).
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população a informar imediatamente qualquer ação criminosa, por meio do disque-denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.