Manaus (AM) – Nesta quarta-feira (24/1), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) recebeu o presidente do Conselho Regional de Administração (CRA-AM), José Carlos Colares, e o conselheiro-federal de Administração do Amazonas, Inácio Guedes Borges, para iniciar conversas com foco em uma cooperação estratégica para auxiliar gestores.
As tratativas têm como finalidade proporcionar melhorias nas administrações municipais do Amazonas, sobretudo no interior do Estado.
Os representantes estiveram reunidos com o Secretário-Geral de Administração, Antônio Rosa Júnior, tratando sobre a possibilidade de elaborar um termo de cooperação técnica entre as instituições com vistas à melhoria da gestão pública no Estado.
“O Tribunal pode possibilitar a aproximação do conselho, tanto regional quanto federal, com os municípios do interior do Estado. O Amazonas é um estado geograficamente complexo, com distanciamento da capital, dificuldades de internet e logística. Os conselhos e o TCE podem se ajudar num objetivo em comum, que é a melhoria da administração pública, especialmente no interior”, destacou o secretário-geral de Administração, Antônio Rosa Júnior.
“Reconhecemos que o Tribunal de Contas tem um trabalho fantástico no que diz respeito à fiscalização. Fazer o controle externo da administração pública está diretamente ligado à gestão, então se não houver um bom planejamento estratégico, fatalmente o município não realizará uma boa gestão. Nós temos as ferramentas e os profissionais, e queremos oferecer isso aos municípios, então ninguém melhor que o Tribunal de Contas, com a capilaridade que tem, para oferecer esse serviço”, disse o conselheiro-federal Inácio Guedes Borges.
Termo de cooperação
Durante a reunião, houve a tratativa inicial para a formalização de um termo de cooperação técnica entre os conselhos e o TCE-AM. O acordo será formalizado pelo Conselho Regional, e caso aprovado pelos órgãos jurídicos do Tribunal, será deliberado pela presidência.
A cooperação com a gestão dos órgãos vai ao encontro de uma das promessas da presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, para a gestão do biênio 2024-2025, que terá um enfoque pedagógico na instrução dos gestores jurisdicionados para a melhoria dos serviços públicos no Amazonas.