Manaus (AM) – Com bolsa-auxílio de R$ 3 mil, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) lançou o edital do Processo Seletivo Público (PSP) para o Programa de Residência Jurídica e Contábil da Corte de Contas, nesta terça-feira (11). As inscrições iniciam na próxima segunda-feira (17) e vão até o dia 15 de maio pelo no site https://processoseletivo.tce.am.gov.br/.
Ao todo, serão disponibilizadas 20 vagas para a residência jurídica e 10 para residência contábil, sendo 10% destinadas à pessoa com deficiência em cada área do conhecimento. Os alunos-residentes receberão bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 3 mil.
O PSP acontecerá em etapa única, no dia 4 de junho, com prova objetiva de 30 questões dividas em dez para o bloco comum, com língua portuguesa, Lei Orgânica e Regimento Interno do TCE-AM; e 20 questões para o bloco específico, com disciplinas direcionadas à residência jurídica ou contábil, de acordo com a área de cada participante.
A PSP também contará com cinco questões discursivas, específicas para cada um das modalidades. Cada prova – discursiva e objetiva – valerá 50 pontos, totalizando 100 pontos para classificação. Serão aprovados os candidatos que alcançarem 60 pontos, sendo classificados conforme a nota.
O programa de residência tem a duração mínima de 24 meses, renovável por mais 12. As atividades práticas ocorrem de segunda à sexta-feira, nos turnos matutino ou vespertino, sendo cinco horas diárias. Para participar, o candidato precisa ter o título de bacharel em direito ou ciências contábeis. Não é necessário apresentar registro no respectivo conselho profissional.
Mais informações podem ser consultadas no edital do certame, ou pela Escola de Contas Públicas do TCE-AM, em 3301-8301.