Manaus (AM) — A Orquestra Petrobras Sinfônica, reconhecida como uma das mais tradicionais e prestigiadas do Brasil, chega a Manaus com sua turnê de 2025 para duas apresentações memoráveis no Teatro Amazonas, localizado no Largo de São Sebastião, no Centro, nos dias 11 e 12 de fevereiro. As duas apresentações são promovidas pela Orquestra Petrobras Sinfônica, com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Teatro Amazonas.
Sob a regência de Felipe Prazeres, os concertos começam às 20h e têm classificação livre. Os ingressos estão disponíveis para compra no site www.shopingressos.com
No dia 11 de fevereiro, sobe ao palco “Na Trilha do Rock”, um espetáculo que transforma clássicos do rock nacional em versões sinfônicas. E no dia 12 de fevereiro, o “Concerto Multiplayer”, promete emocionar os fãs de videogames com trilhas famosas de jogos, como Super Mario, Zelda e Street Fighter, e muito mais.
Um dos mais conceituados músicos de sua geração, Felipe Prazeres é maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e atua, frequentemente, como regente da Orquestra Petrobras Sinfônica, onde é spalla desde 2000. De acordo com Felipe, os ensaios aconteceram no Rio de Janeiro e foram cuidadosamente preparados para receber o público, que é uma das grandes estrelas da orquestra.
“Tudo isso é motivo de muita comemoração! É uma orquestra que populariza a música de concerto, leva essa música pelo Brasil afora há muitos anos e já tocou com grandes artistas, praticamente todos artistas da MPB”, disse Felipe.
Ele destaca ainda as parcerias com grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Gilberto Gil, a saudosa Gal Costa, Lenine, Mart’nália, Diogo Nogueira e o renomado pianista Nelson Freire, um dos maiores de todos os tempos. “É, sem dúvida, uma orquestra de grande importância no cenário musical brasileiro e latino-americano”, completa o maestro.
A Orquestra Petrobras Sinfônica mantém uma história de longa data com o Teatro Amazonas, onde se apresenta agora pela quarta vez. O maestro Felipe Prazeres relembra sua própria trajetória com a orquestra, da qual faz parte desde 1994, quando ingressou como violinista. Na época, ele teve a oportunidade de se apresentar no Teatro Amazonas sob a regência de seu pai, o maestro Armando Prazeres, fundador da orquestra.
Na Trilha do Rock
O concerto “Na Trilha do Rock”, apresenta versões sinfônicas de grandes sucessos do rock nacional, homenageando bandas e artistas que marcaram gerações, como Lulu Santos, RPM, Engenheiros do Hawaii, Biquini Cavadão, Kid Abelha, Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Titãs, entre outros. No repertório, o público poderá reviver clássicos como “Lanterna dos Afogados”, “Bete Balanço”, “Sonífera Ilha” e “Será?”, com arranjos orquestrais que dão uma nova dimensão a esses hits atemporais.
Concerto Multiplayer
O público será transportado para o universo dos videogames com trilhas sonoras icônicas de Super Mario, The Legend of Zelda, Sonic, Street Fighter, Metal Gear, Mortal Kombat, Fortnite e muitos outros, em arranjos exclusivos de Ricardo Candido.
O “Concerto Multiplayer” também será uma celebração do talento brasileiro na indústria dos games. O compositor Antonio Teoli preparou arranjos especiais para obras de sua autoria e de outros renomados criadores nacionais, como Tharcisio Vaz, Thommaz Kauffmann, Mateus Polati e Heitor Pereira, destacando a contribuição do Brasil para o cenário mundial dos jogos.
50 anos de tradição
A Orquestra Petrobras Sinfônica celebra 50 anos em 2025 com uma turnê comemorativa, que também marca os 38 anos de patrocínio da Petrobras. E conta, hoje, com um modelo de gestão inovador no país, no qual os próprios instrumentistas definem o projeto administrativo e, com ele, sua maneira conjunta de fazer música.
Fundada há 49 anos, pelo Maestro Armando Prazeres, a Orquestra Petrobras Sinfônica tem o compromisso de interpretar a tradição sinfônica sob uma ótica brasileira e atual, aproximando novos públicos da música de concerto. Além de Manaus, a turnê 2025 passará por Brasília, Goiânia, Belém, Belo Horizonte e Vitória.