Manaus (AM) — Preso desde novembro do ano passado, o técnico de vôlei, Whalherson Brandão Barbosa (40), foi liberado da prisão, no último sábado (13/1). Ele é suspeito de estuprar atletas adolescentes em troca de promessas de melhorias no esporte. Na ocasião da prisão, o suspeito foi pego dormindo com dois dois jogadores de 15 e 16 anos.
A liberação se deu em decorrência do fim da prorrogação do período de prisão temporária do suspeito concedida pela Justiça, segundo o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
O caso
Whalherson Brandão Barbosa foi preso em 14 de novembro de 2024, durante a Operação Bloqueio. Ele é suspeito de praticar atos sexuais contra os atletas adolescentes há, pelo menos, 20 anos. A prisão foi efetuada na casa do suspeito, no bairro Vila da Prata, zona Oeste da capital amazonense.
Segundo informações da polícia, o técnico usava a promessa de tornar os jovens da periferia da capital e interior do Amazonas em atletas profissionais em troca de ‘favores’ sexuais. Após a prisão, foram identificadas, pelo menos, 17 vítimas do suspeito.