Manaus (AM) – O fazendeiro e tiktoker Agenor Tupinambá, conhecido nas redes sociais por mostrar a rotina da sua capivara, a “Filó”, se despediu do animal nesta quinta-feira (27). Após ser multado em R$ 17 mil, ele tinha o prazo de seis dias para entregar o animal ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Manaus. Ele havia sido denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração.
“Essa decisão dolorosa é pelo bem dela, ainda que isso me custe não ver mais seus pulinhos pra nadar e sua carinha comendo capim. E de tantos lugares para a Filó estar, o seu verdadeiro habitat natural é o meu coração e de lá ninguém arranca”, acrescentou.
“E depois desses dias de muito diálogo —incluindo com o Ibama—, o apoio de amigos incansáveis e de pensar em todas as possibilidades, eu e minha família nos despedimos da Filó”, escreveu ele.
A capivara foi transportada em um avião da cidade de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), até o aeroclube da capital amazonense, onde era aguardado por agentes do Ibama.
O fazendeiro de Autazes publicou nota na qual agradece o apoio e o carinho que tem recebido. (Leia o comunicado, na íntegra, abaixo)
“Minha gratidão aos meus pais e irmãos, ao suporte jurídico que me foi concedido pela Deputada Joana Darc, aos amigos, seguidores e todos que me acompanharam até aqui. E finalmente a você, Filó. Eu te amo e fui extremamente feliz ao seu lado, e continuarei com você aonde quer que você esteja”, concluiu.