Manaus (AM) – A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) divulgou a foto de Patrick Macedo Bastos, 23, que está sendo procurado por tortura praticada contra o próprio sobrinho, uma criança de 2 anos. O crime ocorreu no dia 4 de outubro deste ano, e a vítima teve que ser internada devido aos ferimentos causados pela agressão.
Conforme a delegada Joyce Coelho, titular da Depca, um Inquérito Policial (IP) foi instaurado após a criança ter dado entrada em um hospital na Zona Leste, com sinais de agressões físicas e tortura, e o hospital acabou avisando a polícia e a tia, da criança, namorada do agressor, foi presa. Patrick está foragido mas a polícia ainda esta à procura dele para responder pelo crime de tortura e maus tratos.
Relembre o caso
Uma criança de apenas 2 anos de idade está internada em estado grave, no Hospital Joaõzinho, após ter sido espancado pelo tio, Patrick Macedo Bastos, 23, na casa onde morava com a mãe, na noite de quinta-feira (5). A casa fica localizada na rua Pedro de Alcântara, Comunidade Monte Sião, no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.
A polícia informou que a mãe do menino é usuária de drogas e vivia na rua e a criança ficava sob os cuidados de uma tia materna, Daniele da Silva Neves, 21, que também é mulher do agressor. A mãe do menino ainda não foi localizada, mas a polícia está a procura dela e do cunhado, agressor da criança.
A polícia foi acionada pela equipe do hospital, quando a criança deu entrada no Pronto Socorro por conta dos ferimentos suspeitos e policiais da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), foram até o Platão Araújo e constataram a veracidade dos fatos. A própria tia da criança, Daniele, foi quem levou o menino, E G da S, de 2 anos, e confirmou que o menino havia sido espancado pelo seu marido, o Patrick.
Policias da 30a Cicom foram até o endereço da família, mas o acusado já havida fugido então foram realizadas buscas nas proximidades, sem sucesso. A polícia voltou ao hospital e conduziu a tia da criança até a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), para procedimentos cabíveis.
Inicialmente o pequeno Gabriel foi levada ao Hospital Platão Araújo, onde a equipe médica fez o atendimento de emergência, para estabilizar o quadro de saúde devidos aos traumas causados mas, em seguida, o menino foi transferido para Hospital Especializado do Joãozinho onde ficou internado em observação.
Denúncias
A PC-AM solicita a quem tiver informações acerca da localização de Patrick, que entre em contato pelos números (92) 99115-1284, disque-denúncia da Depca, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). “A identidade do informante será preservada”, garantiu a delegada.