Manaus (AM) — Durante ação itinerante do Governo do Amazonas, realizada na calha do Rio Negro, produtores rurais da região foram contemplados com 191 documentos emitidos e renovados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). A atividade ocorreu nas comunidades Nova Aliança do Apuaú e Monte Sinai, nos dias 21 e 22 de agosto.
Entre os documentos emitidos e renovados estiveram 144 Cartões do Produtor Primário (CPP), 28 Cadastros Ambientais Rurais (CAR) e 19 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF). Os serviços foram ofertados por técnicos das Unidades Locais (UnLoc’s) do Idam Zona Leste-Manaus e Novo Airão.
De acordo com o gerente da UnLoc Idam/Zona Leste-Manaus, Ozenildo Sena, além dos serviços de regularização, durante o mutirão o público também recebeu orientações sobre os demais serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) ofertados pelo instituto. “Somando ao serviço de regularização e orientações, foram contabilizados 242 atendimentos durante os dois dias de mutirão”, disse.
Sena reforçou que, devidamente regularizados, os trabalhadores rurais já podem usufruir de uma série de benefícios, como o acesso ao crédito rural, participação em políticas públicas e, ainda, a vantagem de obter descontos na aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas e de pesca.
Iniciativa
O mutirão itinerante é uma ação do Governo do Amazonas, por meio do Idam, Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur). A ação contou, também, com o apoio e participação do Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra).
A atividade visa intensificar os atendimentos na zona rural de Manaus, na forma de um mutirão itinerante.