TRE-AM promove ação de abordagem educativa do processo eleitoral

Alunos do ensino fundamental e médio vivenciam um dia de pleito e têm o primeiro contato com as urnas eletrônicas

Manaus (AM) – A importância do exercício da cidadania, ainda na infância e adolescência, foi a proposta da iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), em parceria com o Colégio Adventista da Cidade Nova. Na quinta-feira (30/1), candidatos a representantes e vice-representantes de turmas foram escolhidos por meio da urna eletrônica.

A ação propiciou aos alunos do ensino fundamental e médio, a experiência inédita da participação no processo eleitoral, incentivando o voto consciente e a prática da democracia. 

O servidor do TRE-AM, Wanderley Oliveira, ressalta que a iniciativa reflete o compromisso da administração eleitoral do estado com a comunidade estudantil. “Estar presente nessa ação com as urnas eletrônicas é essencial para que, desde cedo, os alunos tenham acesso ao processo eleitoral brasileiro e criem consciência sobre o voto e a importância que a democracia exerce no país”, destacou Wanderley.

A eleição foi dividida em Chapa 1 e 2, envolvendo mais de 600 alunos de 28 turmas. Os candidatos a representantes e vices foram orientados sobre o papel que devem exercer, ao serem eleitos.

O aluno Gustavo Alves foi um dos representantes escolhidos pela comunidade. Para ele, a ativação das urnas eletrônicas foi o diferencial. “Nós aprendemos a votar e também tivemos a oportunidade de vivenciar de perto esse processo que, pela idade, ainda não tivemos  a oportunidade”, disse o aluno. 

Segundo o diretor do colégio, Evandro Rezende, a atividade defendeu a  educação eleitoral e fomentou o voto consciente. “A iniciativa foi fundamental para preparar os alunos para a seriedade do processo no momento da convocação e, assim, o privilégio de contribuir com a democracia no país”, explicou o diretor.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *