Manaus (AM) — Trinta e oito veículos estacionados ireegularmente foram removidos das ruas de Manaus, durante fiscalização realizada pelaa Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) em diferentes pontos da capital amazonense. O resultado da ação, que durou três dias e aconteceu em diversos pontos da capital, foi divulgado nesta sexta-feira (25/4).
As operações, que segundo o IMMU tiveram como objetivo garantir a segurança dos pedestres e a fluidez do trânsito, ocorreram nos períodos da manhã e da tarde, abrangendo importantes avenidas, como João Valério, Constantino Nery, Djalma Batista, Álvaro Maia, Umberto Calderaro, além das ruas Belo Horizonte e André Araújo.
De acordo com o diretor de Operações de Trânsito do IMMU, Stanley Ventillari, a fiscalização busca reprimir práticas que comprometem tanto a segurança dos pedestres quanto a mobilidade dos veículos.
“O estacionamento irregular, principalmente em calçadas, a menos de cinco metros de esquinas ou em locais proibidos por sinalização vertical, prejudica a fluidez do trânsito e coloca em risco quem circula a pé. A remoção dos veículos é uma medida necessária para garantir o respeito às normas e melhorar a circulação urbana”, afirmou Ventillari.
Multas
De janeiro a abril deste ano, o IMMU aplicou 7.818 multas por estacionamento irregular em vias de Manaus. A autuação é uma das principais medidas adotadas pelo órgão para combater práticas que impactam negativamente o trânsito e a segurança dos pedestres na cidade.
A Prefeitura de Manaus reforçou que continuará com as ações de fiscalização para assegurar um trânsito mais seguro e organizado na capital. O trabalho tem como prioridade a preservação de vidas, protegendo principalmente os pedestres – os mais vulneráveis – e, em seguida, garantindo a segurança dos motoristas.