Manaus (AM) – O segmento de turismo e cultura de Manaus comemorou a sanção, nesta quarta-feira, 24/4, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de projetos de lei que promovem o fortalecimento do setor no Brasil. Um dos destaques é o Projeto de Lei n.º 3724/2021, que reconhece, oficialmente, os blocos e bandas de Carnaval como Manifestação Cultural no país.
A diretora-presidente, em exercício, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Oreni Braga, disse que essa medida se alinha aos esforços iniciados em 2022, quando a Prefeitura de Manaus começou a apoiar financeiramente cerca de 110 bandas e 18 escolas de samba, fortalecendo seu compromisso com a cultura local e o desenvolvimento econômico regional.
“O Carnaval de Manaus já foi reconhecido como o segundo melhor do país, e é das bandas e dos blocos que surgem as agremiações chamadas Escolas de Samba. Fortalecer esses segmentos é muito importante para manter viva a cultura do Carnaval, bem como de blocos que são históricos na capital do Amazonas”, destacou Oreni Braga.
Cultura em ascensão desde 2022
Essa medida reflete a visão estratégica da Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, que há muito reconhece o valor cultural e artístico do Carnaval tanto para os manauaras quanto para os visitantes.
Após uma pausa significativa, causada pela pandemia de Covid-19, a partir de 2022, cerca de 110 bandas e 18 Escolas de Samba, de diversos tamanhos, têm recebido apoio financeiro da atual administração municipal, por meio de editais, impulsionando, assim, a diversidade e o dinamismo cultural da cidade.
O reconhecimento oficial dos blocos e bandas de Carnaval como Manifestação Cultural representa um marco significativo para a promoção da identidade cultural brasileira. Esta iniciativa contribuirá para a ampliação do alcance e da diversidade das atividades culturais da cidade, fortalecendo sua posição como um destino turístico vibrante e atrativo.