Manaus (AM) – A confusão, que terminou com a morte de um detento aconteceu no início da tarde desta terça-feira (18). De acordo com informações da SEAP uma briga entre dois presos do Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT), localizado no km 8 da BR 174, na manhã de terça-feira, (18) culminou com a morte de um deles. O confronto ocorreu na cela 213 do pavilhão C e a vítima foi identificada como Daniel da Silva Ramos, 21 anos de idade.
Não se sabe ainda o motivo do crime mas, inicialmente, dois detentos brigaram dentro da cela e um deles desferiu vários golpes de “estoque” (nome genérico dado a facas improvisadas, feitas com materiais diversos), em Daniel. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap) negou que tenha havido uma rebelião e no IPAT e afirma que o fato foi isolado.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi até o local e constatou o óbito. O corpo do detento foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML) após a perícia do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC).
Tentativa de rebelião em Manaus
No início do ano a Seap tomou várias medidas de segurança para evitar rebeliões. Em março, deste ano, secretaria suspendeu as audiências virtuais e também as presenciais de presidiários, que necessitam de escolta externa. Houve uma tentativa de movimentação na época, e os presos fizeram reivindicações por conta da qualidade dos alimentos e em relação as visitas de familiares.
Na semana passada a Seap suspendeu as visitas por 30 dias, por medidas de segurança e para evitar que os presos recebam informações privilegiadas de fora da cadeia. As medidas são para evitar novas rebeliões e até mesmo que algum comando de execução parta de dentro da cadeia.