Search
Close this search box.

Unidades do Samu Manaus realizam mais de 55 mil atendimentos em 2023

O aumento reflete a retomada das atividades depois da pandemia da Covid-19
Foto: Divulgação

Manaus (AM) – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu- 192) contabilizou, em 2023, mais de 55 mil envios de unidades para atendimento de pessoas em situação de urgência e emergência. O número representa aumento de quase 8% em relação a 2022. No ano passado, foram mais de 51 mil unidades do serviço, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foram encaminhadas para o atendimento de ocorrências.

No ano passado, o Samu 192 contabilizou 55.614 envios de unidades do serviço para prestar socorro em casos de urgência e emergência; em 2022, o total foi de 51.549. Na Central de Regulação do serviço, foram registradas no último ano 78.560 chamadas para solicitação de envio de unidades de suporte, ante 72.865 no ano anterior.

A maioria dos atendimentos em 2023 foi realizada por Unidades de Suporte Básico (USB), com 5.127 envios, seguido de Unidades de Suporte Avançado (USA), com 5.531; motolâncias, com 861; e Unidades de Suporte Avançado Fluviais (Usaf), com 861.

Para a diretora do Samu Manaus, Elen Assunção, o aumento no total registrado no último ano, em relação a 2022, reflete a retomada das atividades após as restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

“Em 2022, ainda havia limitações, como a de aglomeração de pessoas. No ano passado já havia mais pessoas nas ruas, mais eventos, menor restrição de público. Isso se vê também no trânsito, que hoje está mais intenso, o que tem se refletido inclusive no aumento de acidentes”, aponta a diretora.

Elen assinala que as equipes do serviço de urgência vêm atuando também na orientação dos usuários para a prevenção de acidentes, entre outras ações de educação em saúde. “Trabalhamos também no último Réveillon, em que mantivemos postos fixos e ambulâncias na Ponta Negra e nas zonas Sul e Leste, além dos atendimentos pelo número 192”, pontua.

Chamadas

Ao lado dos pedidos de envios de unidades de suporte, as equipes da Central de Regulação do Samu 192 prestaram orientação a usuários sobre questões de saúde em 98 chamadas não relacionadas a situações de emergência ou urgência.

Dentre as ligações atendidas pelo Samu no ano passado, por meio do 192, chamam a atenção os trotes, que foram 28.217 das chamadas.

No ano passado, o total de ligações enganosas para o serviço foi de 26.811. A conduta, que em alguns casos pode ser enquadrada como crime, não só interfere na atuação das equipes como pode causar prejuízo quando há envio de unidades para atender ocorrências inexistentes.

Estrutura

O Samu 192 conta com uma frota habilitada composta de 34 Unidades de Suporte Básico (USB), sete Unidades de Suporte Avançado (USA), cinco motolâncias e duas Unidades de Suporte Avançado Fluviais (Usaf). Além da Central de Regulação das Urgências (CRU), no bairro Centro, zona Sul da capital, o serviço tem dez bases descentralizadas terrestres, uma base fluvial e uma base de remoção inter-hospitalar.

Ao todo, 506 servidores atuam no serviço de urgência. Na CRU, atuam 28 telefonistas auxiliares de regulação médica, que se dividem em oito postos de atendimento, e 13 rádio operadores, além dos médicos que se revezam, em sua maioria, entre o trabalho na regulação e nas ambulâncias. O serviço conta com 90 médicos estatutários.

“A atuação e a escala dos profissionais variam de forma a preencher 24 horas por dia e sete dias por semana. Todas as nossas atividades funcionam de forma efetivamente ininterrupta”, assinala o gerente de Tecnologia da Regulação da Diretoria de Rede Pré-Hospitalar Móvel e Sanitária, Denner Corrêa.

As equipes nas ambulâncias ainda incluem 44 enfermeiros, 158 técnicos de enfermagem e 173 condutores, dos quais dez atuando nas unidades fluviais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *